Notícias

Secretaria de Educação realiza simpósio em homenagem aos 14 anos do Centro de Mídias do Amazonas

Secretaria de Educação realiza simpósio em homenagem aos 14 anos do Centro de Mídias do Amazonas

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 2 anos   SEDUC


A Secretaria de Estado de Educação e Desporto realizou, nesta sexta-feira (03/09), o simpósio “Educação Transformadora”, em homenagem aos 14 anos do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), comemorados no último mês de julho. O evento aconteceu no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, zona sul de Manaus, e reuniu os profissionais que compõem a equipe do Cemeam, assim como autoridades da Secretaria de Educação.

Com mais de 200 trabalhadores da Educação, dentre professores, pedagogos, roteiristas, intérpretes, técnicos de vídeo, editores e produtores, o Centro de Mídias transmite, diariamente e ao vivo, aulas em multiplataformas: TV aberta, YouTube, app Aula em Casa e IPTV. Por meio de uma concepção pedagógica e comunicacional diferenciada, o Cemeam utiliza recursos de interatividade em tempo real e mídias planejadas para o desenvolvimento de aulas síncronas e assíncronas, além de um sistema de satélite com interação de áudio e vídeo.

“Toda credibilidade conquistada nesses 14 anos só existe porque tivemos profissionais comprometidos com essa missão. São profissionais que sabem a diferença do nosso trabalho na vida de um estudante. Quero registrar meus parabéns aos servidores da Secretaria de Educação que têm atuado para que essa seja mais uma trajetória de sucesso dentro da rede estadual de ensino”, parabenizou a secretária de Educação, Kuka Chaves.

Especializado na modalidade de Ensino Mediado por Tecnologia e responsável por levar conteúdo de qualidade às comunidades mais longínquas do Amazonas, o Centro de Mídias, a partir de março de 2020, mediante a suspensão das atividades presenciais na rede estadual, por conta da pandemia, expandiu suas transmissões para os estudantes da capital e 11 estados do País, com o projeto “Aula em Casa”.

Para o secretário executivo adjunto Pedagógico, professor Raimundo Barradas, o sucesso alcançado pelo Cemeam só foi possível graças a cinco motivos. São eles: o investimento constante do Governo do Estado na Educação e no Centro de Mídias, a qualificação e o comprometimento da equipe que compõe o Cemeam, o envolvimento de toda a Secretaria de Educação, o orgulho de todos os profissionais da Educação com relação ao Centro de Mídias e a chegada da professora Wilmara Monteiro, hoje, diretora do Cemeam.

“Todos os nossos servidores têm muito orgulho dessa instituição e de fazer parte de algo tão grandioso como é o Cemeam, que ajuda milhares de jovens a ter acesso à Educação Básica. É um motivo de muita comemoração e alegria”, concluiu Barradas.

Há dois anos diretora do Centro de Mídias, Wilmara Monteiro elogiou o trabalho desenvolvido durante a pandemia, o que resultou não somente em prêmios, mas também em um reconhecimento que vai além dos limites geográficos do Amazonas.

“É um motivo de muito orgulho, porque as pessoas costumam pensar que, no Amazonas, é tudo por último e que somos uma região mais atrasada. Mas não, temos, aqui, profissionais competentes e potenciais de tecnologia e inovação, e nós mostramos isso não apenas para o resto do Brasil, mas também para o mundo”, destacou Wilmara.

Desafios – Integrante do Cemeam há 9 anos, a gerente de Mídias e Conteúdos Digitais, Sabrina Araújo, falou sobre a superação e os desafios impostos pela pandemia. “Os últimos dois anos foram e estão sendo bastante desafiadores. Com a pandemia, tivemos de nos reinventar, usar os recursos que tínhamos e pensar estrategicamente, agora, para a rede inteira. Isso fez com que fôssemos janela para outros estados e, com esse crescimento e visibilidade, o peso e a responsabilidade dobraram. Mas nos dedicamos e fizemos o nosso melhor, e vamos continuar fazendo”, prometeu Sabrina.

A professora Christiane Soares Mourão está com o Cemeam desde o seu início e espera que os próximos anos sejam, ainda, de mais crescimento. “Com toda essa visibilidade e todos os desafios que surgiram, estamos bem mais confiantes e maduros. Aprendemos bastante, nos corrigimos também, quando necessário, e vamos continuar a trabalhar e a nos doar incansavelmente, com a intenção de aprimorar o trabalho que já estamos realizando”, reforçou Christiane.

Programação – Com o objetivo de disseminar as ações desenvolvidas pelo Cemeam ao longo dos últimos 14 anos, o simpósio “Educação Transformadora” contou com duas palestras. A primeira delas foi ministrada pela dupla de atores Roger Barbosa e Ariane Feitoza – respectivamente, os palhaços Jericó e Cafuxa. Durante a atividade, a dupla abordou, de maneira divertida, os quatro pilares fundamentais de uma educação para o século 21 e suas implicações na prática pedagógica.

Em seguida, o professor PhD José Pinheiro de Queiroz Neto, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), ministrou uma palestra sobre Educação Inovadora, com o intuito de ampliar os saberes e as práticas pedagógicas da equipe do Centro de Mídias.

Sobre o Cemeam – Implantado em 2007, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) é uma política de estado pioneira no País que, a cada ano, é ampliado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. O Centro de Mídias apresenta uma concepção pedagógica e comunicacional que, diferentemente da educação a distância, possui presencialidade dos estudantes às aulas, recursos de interatividade em tempo real e mídias estrategicamente planejadas para o desenvolvimento das aulas síncronas e assíncronas. Faz uso de um sistema via satélite de videoconferência com interação de áudio e vídeo.

As aulas são produzidas por professores especialistas e transformadas em peças televisivas em uma central de produção educativa para TV, com o uso de diversos recursos midiáticos e ferramentas de comunicação e transmitidas ao vivo, diariamente, para todas as salas de aula, simultaneamente, em horário regular. Cada sala de aula conta com um kit tecnológico e com um professor presencial para mediar o processo de aprendizagem.

Além disso, o Cemeam transmite palestras e cursos de alcance social em parceria com outros órgãos governamentais e também com outros departamentos da Secretaria.

FOTOS: Douglas Henrique/Seduc-AM

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.