Sobre o Centro de Mídias (Português)

Sobre o Centro de Mídias

O Centro de Mídias de Educação do Amazonas é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas para ampliar e diversificar o atendimento aos alunos da rede pública de ensino do Estado do Amazonas, oferecendo uma educação inovadora e de qualidade, por meio das tecnologias da informação e comunicação, com ênfase na interatividade.

 

Missão

Ampliar e diversificar o atendimento aos alunos da rede pública de ensino do Estado do amazonas, oferecendo uma educação inovadora e de qualidade, por meio das tecnologias da informação e comunicação, com ênfase na interatividade.

Visão

Tornar-se referência mundial no atendimento da Educação Básica com mediação tecnológica, via satélite, integradas aos ambientes virtuais de aprendizagem.

Valores

  • Inovação
  • Inclusão
  • Autonomia

 

Histórico e Metodologia

Implantado em 2007, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM) é uma política de estado pioneira no país e a cada ano é ampliado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC).

Apresenta uma concepção pedagógica e comunicacional que, diferentemente da educação à distância, possui presencialidade dos estudantes às aulas, recursos de interatividade em tempo real e mídias estrategicamente planejadas para o desenvolvimento das aulas síncronas e assíncronas. Faz uso de um sistema via satélite de videoconferência com interação de áudio e vídeo.

As aulas são produzidas por professores especialistas e transformadas em peças televisivas em uma central de produção educativa para TV, com o uso de diversos recursos midiáticos e ferramentas de comunicação e transmitidas ao vivo, diariamente, para todas as salas de aula simultaneamente, em horário regular. Cada sala de aula conta com um kit tecnológico e com um professor presencial para mediar o processo de aprendizagem.

Além disso, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas transmite palestras e cursos de alcance social em parceria com outros órgãos governamentais e também com outros departamentos da Secretaria.

 

Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM)

Diretora: Karol Goes

Fone: (92) 99529-5056

E-mail: karol.goes@seduc.net

 

Gerência de Ensino por Mediação Tecnológica (GEMTEC)

Gerente: Kaellen Ferreira

Fone: (92) 99139-0192

E-mail: kaellenferreira@seduc.net

Coordena o processo administrativo e de gestão do planejamento, produção e transmissão de aulas, sistematização e aplica a avaliação de desempenho profissional; orienta e acompanha os processos de ensino, aprendizagem e desempenho escolar; acompanha os registros de pós-transmissão do ensino presencial com mediação tecnológica; desenvolve ações para formação profissional dos Professores Ministrantes, Presenciais e Pedagogos presencialmente, e por IP.TV, resguardando os princípios legais, epistemológicos, psicopedagógicos, novas tecnologias, competências e os domínios metodológicos do CEMEAM.

 

Gerência de Operações e Suporte (GEOS)

Gerente: Raphael Melanias

 

E-mail: paulo.melanias@seducam.pro.br

Coordena e controla o processo de aquisição e gestão dos serviços de logística e suporte técnico para garantir o pleno funcionamento das turmas atendidas pelo ensino presencial com mediação tecnológica; supervisiona os serviços de reforma e manutenção do prédio do CEMEAM e realiza a gestão do seu patrimônio; acompanha as transmissões, as atividades de sistema, e a preparação de estruturas para eventos.

 

Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais (GEMCD)

Gerente: Sabrina Emanuela de Melo Araújo

Fone: (92) 99457-2750

E-mail: sabrinaaraujo@seduc.net

Fomenta o uso das mídias e conteúdos digitais a partir do gerenciamento de plataformas e ambientes virtuais de aprendizagem (portal, aplicativo, canais on-line, outros); gerencia a produção de  conteúdos digitais para a diversificação do ensino; coordena a gravação de conteúdos digitais, em DVDs; avalia e emite parecer sobre projetos, conteúdos e material didático, relacionados ao uso de recursos digitais de aprendizagem.