Notícias

Secretaria de Educação e Unesco fazem pesquisa sobre hábitos de estudo pela internet

Secretaria de Educação e Unesco fazem pesquisa sobre hábitos de estudo pela internet

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 1 ano   Educação


 

A Secretaria de Educação e Desporto disponibilizou, nesta última semana (20/05), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO),  dois questionários de pesquisa sobre a reformulação do canal “YouTube Edu”, uma plataforma na rede social que auxilia estudantes, professores e gestores com conteúdos educativos. 

Os formulários são divididos por públicos, focando em estudantes e professores do Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O formulário dos estudantes pode ser acessado pelo endereço: https://forms.gle/PQfdNAgsFRDZAevu5 e o dos demais por meio do endereço: https://forms.gle/njQLVnwW9Vqvfym27. O período de acesso para resposta segue até 3 de junho.

O objetivo da pesquisa é apoiar a reformulação do canal “YouTube Edu”, visando atender às necessidades de estudantes e professores, com conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Novo Ensino Médio (NEM) e à educação de qualidade. 

Após a pesquisa, os resultados serão analisados e organizados para que o canal esteja alinhado às necessidades dos estudantes e dos professores de acordo com a realidade de ensino atual.

Youtube Edu – Criado durante a pandemia do Coronavírus, o canal é uma adaptação das aulas para o ensino remoto, com formas alternativas de apresentar conteúdo e engajar os estudantes em suas casas. 

No canal, são disponibilizados conteúdos gratuitos e de qualidade de todas as disciplinas para professores e estudantes que procuram recursos educacionais virtuais como aliados no processo de ensino e aprendizagem.

Aula em Casa – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, possui o projeto “Aula em Casa” da rede estadual. A iniciativa realizada devido à situação de emergência na saúde pública em função da pandemia ocasionada pelo Covid-19, objetiva disponibilizar à comunidade escolar conteúdos didáticos pedagógicos para possibilitar a continuidade dos estudos fora do ambiente escolar presencial. 

As aulas são produzidas pelo Centro de Mídias de Educação (Cemeam), departamento da secretaria, e disponibilizadas no canal do Youtube “Aula em casa”. A iniciativa tem como objetivo ofertar  estratégias pedagógicas que possam apoiar o ensino remoto/híbrido para todas as séries do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (2º e 3º Segmento) e Educação Infantil.

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.