Notícias

CEMEAM apoia Projeto Escola Criativa no IEA

CEMEAM apoia Projeto Escola Criativa no IEA

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 1 ano   Educação


 

 

O projeto ESCOLA CRIATIVA IEA é fundamentado na metodologia baseada em projeto e na teoria das inteligências múltiplas. Propõe que professores e alunos do IEA participem da idealização, da implementação e desenvolvimento de uma solução criativa, planejando e realizando ações de empreendedorismo, de forma a desenvolver uma noção empreendedora e valorizar as características positivas do contexto da escola. O projeto foi desenvolvido por especialistas da Organização da Sociedade Civil “Coletivo Difusão”, submetido e aprovado pelo Edital 7° Educar para Transformar do Instituto MRV.

 

Tendo em vista apoiar a iniciativa, a SEDUC através do CEMEAM mobilizou a Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais - GEMCD, para dar o suporte técnico pedagógico ao projeto Escola Criativa implementado no Instituto de Educação do Amazonas, ofertando também treinamento aos professores da escola.

 

O objetivo da ação foi montar e testar as impressoras 3D do projeto e colocá-las à disposição dos docentes e discentes para a utilização como forma de estimular a participação no projeto Escola Criativa. Além disso, ofereceu-se dois treinamentos para os docentes (um por semestre), voltadas para o uso de tecnologias de impressão 3D, e um treinamento em modelagem 3D para discentes (uma turma).

 

 

Treinamento 

Após a montagem da impressora 3D foi realizado o primeiro treinamento para docentes da escola nos dias 05, 06 e 09 de maio de 2022. A carga horária foi de 6 horas, sendo realizado presencialmente na Sala Criativa - IEA. Para a realização das atividades foi utilizado Notebook, Software on-line TinkerCad, Software local Ultimaker Cura, Projetor/DataShow e a Impressora 3D do Projeto Escola Criativa do IEA. 

 

O conteúdo abordado no treinamento foi sobre os princípios da modelagem e Impressão 3D, tipos de modelagens em 3D, modelagem poligonal com o TinkerCAD (visualização 3D, movimentação, redimensionamento, alinhamento, agrupamento, fazendo orifícios), preparando a impressão 3D com o fatiador Ultimaker Cura (alterando a qualidade, redimensionando, inserindo aderência e suporte, simulando). E finalmente, operação e manutenção básica da impressora 3D (partes principais da impressora, movimentação dos eixos, nivelamento da cama, inserção e tipos de filamentos, aquecimento e impressão de modelos).

 

A metodologia aplicada para o primeiro treinamento foi a abordagem prática apoiada diretamente nas ferramentas e com exercícios em níveis gradativos e sincronizados ao andamento do conteúdo sempre contando com a participação dos docentes.

 

Após o treinamento, espera-se que os professores utilizem as técnicas aprendidas também em suas aulas, estimulando e orientando seus estudantes no desenvolvimento de pesquisas científicas para soluções de problemas sociais, ambientais contextualizados na escola ou na família dos estudantes, sem deixar de lado as oportunidades empreendedoras que surgirão e que poderão ser integradas aos seus projetos de vida.

 

 

Fotos: Tairone Santos

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.