Notícias

Programa Ciência na Escola seleciona 515 projetos de escolas estaduais do Amazonas

Programa Ciência na Escola seleciona 515 projetos de escolas estaduais do Amazonas

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 3 anos   Educação


Objetivo é facilitar o acesso a informações científicas e tecnológicas ao público escolar

 

Aproximadamente 218 escolas estaduais do interior e da capital tiveram projetos selecionados pelo Programa Ciência na Escola (PCE). A ação, criada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com as secretarias estadual e municipal de Educação, busca facilitar o acesso a informações científicas e tecnológicas ao público escolar.

O PCE conta com a participação de professores e estudantes da rede estadual, que submeteram projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica. Na capital, 257 trabalhos foram selecionados, e serão executados em 107 unidades escolares de Manaus. Já no interior, o número de projetos inscritos no programa chega a 258.

 

Entre os trabalhos selecionados, estão: “Laboratório aberto: a importância da experimentação no ensino de Química”; “Impacto das atitudes de riscos e de doenças infecciosas e degenerativas em alunos do Ensino Médio no município do Iranduba”; e “Física, experimento e ação: a interatividade entre teoria e prática no ensino/aprendizagem de Física do Ensino Médio”, entre outros.

 

 

Para o coordenador institucional do PCE na Secretaria de Educação, Rafael Ferreira, o número de aprovados dentro da rede estadual representa um esforço realizado por gestores e coordenadores, mesmo durante a pandemia.

“Ficamos muito felizes com o número recorde de proposta submetidas. Isso mostra que, mesmo em tempos de isolamento social, nossos professores se sentiram confiantes e estão desenvolvendo seus trabalhos com louvor, mesmo que remotamente, tanto do ponto de vista pedagógico quanto científico, permitindo aos estudantes um maior aprendizado”, disse.

Investimento – O PCE 2020 conta com investimento de R$ 3,3 milhões, oriundos do orçamento da Fapeam, para a participação de professores e estudantes de escolas estaduais e municipais do Amazonas em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica, desenvolvidos no âmbito da educação básica.

Cada proposta aprovada poderá contemplar uma bolsa Professor Ciência na Escola (PCE/I), pelo período de seis meses; e até três bolsas de Iniciação Científica Tecnológica Júnior (ICT/JR), pelo período de cinco meses.

FOTOS: Reprodução/Facebook

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.