Notícias

Professor da rede estadual é premiado por podcast de lendas amazônicas

Professor da rede estadual é premiado por podcast de lendas amazônicas

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 2 meses   Geral


O folclore amazônico sempre permeou o imaginário do povo amazonense, sendo repassado de gerações a gerações. Agora, personagens como Curupira, Boto e Cobra Grande terão suas histórias narradas, também, a todo o Brasil, por meio do podcast “Pavulagem – Contos da Floresta”. Idealizada pelo professor de Educação Física da rede estadual, Maickson dos Santos Serrão, a produção foi uma das premiadas pelo “Sound-Up”, iniciativa lançada pelo Spotify para incentivar a criação de podcasts por pessoas negras e indígenas no País.

Com o feito, o educador da Escola Estadual (EE) General Sampaio foi premiado com US$ 4,5 mil, valor que deverá ser investido no desenvolvimento do “Pavulagem – Contos da Floresta”, único representante da Região Norte a chegar na final da disputa.

Além do prêmio em dinheiro, há a possibilidade, ainda, de Maickson ser contratado pelo Spotify. “É uma honra poder levar o nome da região, por toda a trajetória que trilhei no programa e por ser um estreante no universo dos podcasts”, destacou o professor.

Sem previsão de estreia, a produção é narrativa, totalmente roteirizada. Nela, Maickson aborda histórias do folclore amazônico e, em cada episódio, conta com a presença de três contadores relacionados ao tema. “No primeiro [episódio], por exemplo, trago a história da Curupira Mãe da Floresta, com os narradores pontuando suas experiências com a guardiã”, explicou o educador.

De acordo com ele, o podcast foi pensado para fazer a catalogação e preservação da cultura oral de contação de histórias das comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia. “Os contadores são pessoas, geralmente, mais velhas e, quando morrem, levam consigo esses saberes. A pandemia só reforçou a urgência desse registro, além de ser uma oportunidade de ampliar essas vozes e torná-las conhecidas no resto do Brasil”, reforçou Maickson.

Sobre o podcast – O podcast “Pavulagem – Contos da Floresta” é um podcast por temporadas, com dez episódios cada. A primeira delas está em construção e contará a história de personagens como Curupira Mãe da Floresta, Jurupari, Cobra Grande, Boto e Iara, dentre outras figuras do folclore amazônico.

Sobre o Sound-Up – O Sound-Up Brasil é um programa de treinamento para aspirantes a podcasters com grandes ideias e muita vontade de aprender. O objetivo da iniciativa é criar um espaço e amplificar vozes, histórias e perspectivas – uma plataforma para pessoas apaixonadas pela mídia com grandes ideias, mas que ainda não têm o conhecimento, prática ou conexões para executá-las.

FOTO: Arquivo pessoal

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.