Notícias

Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcelos Dias

Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcelos Dias

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 3 anos   Geral


Nesta última quinta-feira dia 29 de outubro de 2020, aconteceu a sessão Especial de homenagem e outorga da Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcelos Dias.

Todos os anos são indicados 34 profissionais da educação para serem condecorados com a medalha: 24 recomendados pelos parlamentares da ALEAM e 10 pelo Fórum de Educação do Amazonas. 

Este ano foram homenageadas duas grandes personalidades do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM), são elas:

 

 

 

Professora Wilmara Cruz Messa Monteiro
Diretora do CEMEAM.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Informática e Educação pela Universidade Estadual do Pará, possui também especialização em Educação a Distância: dos fundamentos a prática pela Universidade Castelo Branco do RJ em parceria com o Exército Brasileiro. É especialista em Design Instrucional pelo Centro Universitário SENAC - SP (2011) e Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela MUST University da Flórida. Professora de Graduação e Pós-graduação, atua há 28 anos na SEDUC como professora e pedagoga em projetos voltados para utilização de tecnologias interativas na escola.

“Foi uma honra receber esta Medalha de Mérito Legislativo Educacional. Dedico esta grande homenagem a todas as pessoas que já tive o privilégio de atuar, mas principalmente a minha atual equipe do CEMEAM, por enfrentar comigo os desafios a nós impostos neste momento de pandemia, a fim de viabilizar o Projeto Aula em Casa em multiplataformas para toda a rede estadual e municipal de ensino do nosso estado, como também para vários estados brasileiros por meio de cooperação técnica” comenta Wilmara Messa.

 

Ana Rita Fadel Arruda
Assessora pedagógica do CEMEAM

Escolhida por suas importantes contribuições à educação do Amazonas nos seus mais de 30 anos dedicados à profissão, é formada em pedagogia, pós-graduada em administração e recursos humanos, educação e trabalho, programa de capacitação em gestão de projetos, MBA executivo em liderança gestão organizacional, programa de gestão avançada. Além de ter diversos outros cursos, Fadel também trabalhou em escolas privadas e públicas do Amazonas, foi diretora da Fundação Mathias Machline e Fundação Nokia de Ensino, Conselheira do CEE pelo SINEPE/AM e atual diretora da Escola do SESC.

"Me sinto extremamente honrada e agradecida ao deputado em conceder uma comenda tão importante levando esse nome tanto da professora Ignês Vasconcelos Dias (...), eu me sinto cada vez mais na obrigação de honrar esses nomes e fazer o melhor em prol da educação no nosso Estado”, disse a homenageada.

 

Solenidade

A entrega de medalhas contou com representantes do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Academia de Letras do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), parlamentares da Aleam, dentre outros.

Texto “Solenidade”:
https://www.josueneto.com.br/2020/10/29/josue-homenageia-educadora-ana-rita-fadel-com-medalha-do-merito-educacional/

 

Origem

A Medalha do Mérito Educacional foi instituída pela Resolução Legislativa nº 459/2009, de autoria da deputada Therezinha Ruiz, atualmente também presidente da Comissão de Educação da Aleam. A homenagem leva o nome da professora Ignês de Vasconcelos Dias, nascida no ano de 1921, no município de Itacoatiara (distante 176 km), que se tornou referência como educadora no Amazonas, tendo dedicado sua vida ao magistério, até chegar ao cargo de secretária de Estado da Educação.

Texto “Origem”: Joyce Campos
http://www.ale.am.gov.br/2020/10/29/profissionais-da-educacao-sao-homenageados-com-medalha-do-merito-educacional/

 

FOTO 1-2: Wilmara Messa
FOTO 3: Joel Arthus

TEXTO: Raphael Melanias

 

 

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.