Notícias

Jornada Pedagógica 2024 inicia com a participação de mais de 800 profissionais da educação

Jornada Pedagógica 2024 inicia com a participação de mais de 800 profissionais da educação

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 1 mês   Anúncios


 

Mais de 800 profissionais da educação do Amazonas participaram do primeiro dia de atividades da Jornada Pedagógica 2024, que aconteceu no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, zona centro-sul. Organizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, o evento acontece anualmente e busca debater e difundir as ações e informações sobre as práticas pedagógicas a serem executadas no cotidiano escolar durante o ano letivo vigente. 

Com o tema “Recuperar, recompor, retomar e inovar: práticas para aprendizagens significativas”, o primeiro dia de programações da Jornada Pedagógica contou com palestras, stands temáticos, socialização de práticas exitosas e apresentações culturais de artistas da própria rede estadual, como alunos e educadores.

O momento, de acordo com a secretária de estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, marca o pontapé inicial do ano escolar no Amazonas. 

“Hoje é um dia ímpar na educação no Amazonas porque estamos com toda nossa equipe técnica reunida aqui. A Jornada Pedagógica é um momento em que nos planejamos e organizamos, com assuntos voltados com o que vamos trabalhar no ano de 2024. Em nome do nosso governador Wilson Lima, queremos agradecer o empenho que o profissional da educação vem tendo e dizer que, em 2024, teremos muito sucesso”, destacou Arlete Mendonça.

A programação desta quinta-feira foi transmitida para educadores de todas as escolas da rede estadual, tanto da capital, quanto do interior, pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Educação. 

Atividades realizadas

Com a participação dos diretores escolares, pedagogos, apoios pedagógicos, coordenadores, professores e corpo técnico, os 11 stands temáticos expostos debateram educação de maneira ampla, com focos sobre sustentabilidade, inclusão, educação indígena, formação continuada, indicadores educacionais, promoção da cultura da paz, dentre outros temas. 

Para a secretária executiva adjunta Pedagógica da Secretaria de Educação, Georgete Monteiro, a participação de todos os agentes educacionais é essencial para a formulação de um projeto de aprendizagem plural. 

“Quem está aqui hoje é quem verdadeiramente faz a mudança. Discutir as práticas pedagógicas propicia a mudança de opinião, a reformulação de conceitos, o aprimoramento. E, ao agregar tudo isso, possibilitamos transformações”, ressaltou a secretária.

Sequência nas escolas


A programação das ações da Jornada Pedagógica 2024 segue nas escolas da rede estadual até a próximo terça-feira (06/02), com o acompanhamento do Núcleo de Inteligência em Gestão (NIG) e coordenadorias distritais e municipais da Secretaria de Educação.

Nesta sexta-feira (02/02), vídeos com orientações para o ano letivo de 2024 serão transmitidos para as equipes docentes em todas as escolas da rede estadual. Na segunda-feira (03/02), o diretor escolar de cada unidade se reunirá com sua equipe, para dar continuidade aos tópicos debatidos na Jornada Pedagógica a partir das especificidades da sua unidade de ensino.

Por fim, na terça-feira, acontecerá o planejamento anual, por parte dos professores e pedagogos, das atividades a serem desenvolvidas, em 2024, nas suas respectivas escolas.

Presente no encontro, o diretor da Escola Estadual (EE) Antônio Lucena Bittencourt, Altamiro Castro, enfatizou a troca de experiências proporcionada pelo evento. 

“Cada vez que participamos de uma Jornada Pedagógica, aprendemos coisas inovadoras, que compartilhamos com nossos colegas de profissão. A educação caminha dessa forma, não podemos parar. Na Antônio Lucena, já iremos reunir os professores a partir de amanhã. Vamos fazer um planejamento pautado pelas inovações, daquilo que vimos aqui na Jornada”, compartilhou o diretor. 

Fotos: Euzivaldo Queiroz/Secretária de Secretaria de Educação e Desporto Escolar

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.