Jornada Pedagógica 2021 do Ensino Presencial com Mediação Tecnológica

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 3 anos   Educação

De 25/02 a 12/03 a jornada esteve voltada para um diálogo entre as equipes locais (Coordenadores regionais, Assessores do tecnológico e Professores Presenciais) revisando aspectos técnicos necessários ao bom funcionamento das aulas do Ensino Presencial com Mediação Tecnológica (EPMT). Do dia 08/03 a 12/03 a programação foi voltada para apresentação de orientações pedagógicas, buscando encontrar juntos caminhos para o enfrentamento dos desafios de começar o ano letivo remotamente.

Na abertura tivemos a presença da Diretora do CEMEAM Professora Wilmara Messa, das Secretárias do Interior Ana Maria Araújo e da Capital Arlete Mendonça, fazendo a acolhida e dando informes importantes para a condução das atividades neste período. Após a cerimônia de abertura, a professora Adriana Magalhães trouxe a palestra “A escola como espaço de aprendizagem socioemocional”, tema de grande relevância diante do cenário que estamos vivendo. Durante todos os dias da jornada, por meio de dinâmicas e reflexões ficou clara a importância de um trabalho coletivo, enfatizando o perfil e atribuições de todos os envolvidos no processo para a organização das atividades pedagógicas.

Foram apresentados os documentos norteadores das atividades remotas e nos momentos de interatividade, abriu-se espaço para a escuta das dúvidas e troca de experiências. Neste período de aulas sem transmissão, os estudantes receberão um Guia de Estudos, um material autoinstrucional com conteúdos das duas primeiras unidades, priorizando a revisão de conteúdos predecessores para as unidades 3 e 4 do período de transmissão.

O Professor Presencial receberá um Guia com orientações didáticas e procedimentos acerca dos conteúdos das aulas para mediar o processo durante o período de aulas remotas. A Jornada encerrou com uma emocionante apresentação artística-cultural com os convidados Aimee Góes e Jesus Góes fechando com chave de ouro mais este momento formativo.