Halloween Saci Day
Um Halloween abrasileirado!!!
A professora de Inglês Giulianne Gomes da EETI Bilíngue Prof. Jacimar da Silva Gama, elaborou uma atividade diferente e super interativa nos dias 3 e 4 de novembro, nomeado por ela Halloween Saci Day, em que foi possível engajar seus estudantes de modo a torná-los protagonistas de suas próprias descobertas e criações.
O evento teve duração de dois dias para que a segurança e o comprometimento com os protocolos de saúde no retorno às aulas presenciais, fossem primordiais e tudo ocorresse de forma segura. Portanto, as turmas foram divididas em blocos (A e B) para que não houvesse aglomerações e situações de vulnerabilidade.
O conceito para a comemoração do Halloween na EETI Jacimar Gama este ano, surgiu com o objetivo de inserir a cultura do folclore brasileiro nesta festividade estrangeira, mas também tornar público o projeto político para elaboração da lei do dia do Saci em nosso país, por isso o nome Halloween Saci Day.
Mas, não para por aí... A Teacher Giulianne em 2019 também fez algumas adaptações para o tão esperado Dia das Bruxas. Ela comemorou o Halloween com o dia dos mortos, mas também com contos de terror, uma união da cultura americana, mexicana (enfoque na língua espanhola) e japonesa. Tudo isso porque a escola possui essas três línguas estrangeiras presentes em seus componentes curriculares e a Teacher sempre gostou de proporcionar um ambiente inter e multidisciplinar para seus estudantes. Então, por que não termos um Halloween brasileiro? Perguntou a Teacher.
Foi então que ela pensou em inserir o conto de histórias e lendas através de peças teatrais, mas infelizmente o contexto pandêmico pediu mais uma adaptação para continuar garantindo a segurança de toda comunidade escolar.
Foi quando ela pensou: E se fossem vídeos? E se eu utilizar os conceitos de Digital Storytelling (contação de histórias através de mídias digitais) na produção dos conteúdos necessários para celebrar o dia das bruxas? E se os alunos produzissem esses materiais? Simmm... pode dar certo!, pensou a professora.
Mas, incialmente não foram apenas “flores” na produção da atividade em tela. Os estudantes não tinham comprado a ideia, talvez por insegurança ou medo de como seria a participação deles na produção da atividade, levando em consideração os vários protocolos de saúde que precisavam ser seguidos. A professora notando esse possível desinteresse, não deixou barato, motivou-os apresentando diferentes ferramentas digitais que podiam ser exploradas com segurança e, que se seguissem as orientações dela, teriam ótimos resultados. E não foi diferente, além de novas habilidades desenvolvidas, toda comunidade escolar pôde participar do evento assistindo aos vídeos através do Youtube.
Mas, Teacher... vai valer nota???
“Para avaliá-los fiz um acompanhamento em cada etapa do processo. Portanto, cada etapa cumprida dentro do prazo não perderiam ponto e, para avaliação final, convidei três professores de Língua Inglesa fora do corpo docente da escola para não influenciar na análise dos vídeos produzidos.”, afirmou a Teacher Giulianne.
“A atividade foi um sucesso e o engajamento dos estudantes foi muito satisfatório. Eles foram muito criativos, desenharam, pintaram, inseriram legendas nos vídeos e praticaram maestrosamente uma das habilidades que geralmente causa mais desconforto entre eles, o speaking (falar/verbalizar). Parabéns Teacher Giuliane, é super importante proporcionar novas ferramentas e diferentes práticas no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira.”, finaliza um dos avaliadores do projeto.
Texto: Raphael Melanias
Fotos: Teacher Giulianne Gomes