Notícias

FVS-AM descarta surto da Covid-19 em escola da Seduc

FVS-AM descarta surto da Covid-19 em escola da Seduc

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 1 mês   Geral


A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) descartou, nesta quarta-feira (26/08), que esteja ocorrendo um surto de Covid-19 na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, localizada no bairro Novo Aleixo, zona leste de Manaus, como divulgado em alguns sites. Os profissionais dessa unidade de ensino já passaram pela testagem oferecida pelo Governo do Amazonas no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo).

Ao todo, 72 profissionais da escola José Bernardino Lindoso fizeram testes rápidos. Desses, 22 testaram positivo (30%), sendo 13 com IgG confirmados, indicando que são pessoas que já tiveram contato com o vírus em meses anteriores e podem ser consideradas fora do período de transmissão. Nove testes apresentaram IgM positivo, que demonstra anticorpos de infecção recente.

Os resultados da testagem na escola seguem a média verificada no trabalho de investigação feito pela FVS-AM e, portanto, considerados dentro do esperado.

 Balanço parcial – Até o último dia 24 de agosto, a FVS-AM já realizou testes em 1.064 profissionais de educação de Manaus, no posto instalado no Sambódromo. Desse total, 722 testaram negativo para Covid-19, o equivalente a 68% do total.

Entre os 342 que testaram positivo, 238 (70%) apresentaram IgG positivo, considerados fora do período de transmissão. Outros 104 profissionais testaram IgM positivo e foram encaminhados para o atendimento médico.

Nos dois casos, o trabalho de vigilância da FVS-AM recomenda o isolamento pelo período de 14 dias para que toda a comunidade escolar se sinta segura dentro das escolas. Os profissionais que compõem grupos de risco também permanecem em casa.

“A pessoa que tem o IgG é provável que ela tenha tido contato com o vírus em outro período, nos meses anteriores provavelmente. O anticorpo IgM é mais jovem, de contato mais recente”, destacou a enfermeira Evelin Campelo, do Centro de Informações Estratégica de Vigilância em Saúde (Cievs) da FVS-AM.

Também conforme o protocolo de segurança estabelecido para o retorno das aulas presenciais do Ensino Médio na rede estadual, desenvolvido pela FVS-AM e pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), as escolas passam por sanitização antes de serem novamente ocupadas pela comunidade escolar.

Vigilância ativa – Paralelo à testagem dos professores, a FVS-AM também coordena o Programa de Vigilância Ativa nas Escolas, que é feito por meio do Aplicativo Sasi e permite notificação imediata de casos suspeitos dentro da escola.

Até o último dia 24 de agosto, a FVS-AM recebeu 127 notificações de casos suspeitos de Covid-19. Desses, 72 tiveram material coletado para realização de exames por RT-PCR, que detecta a presença do vírus na fase ativa, sendo que 71 testaram negativo para a doença.

A FVS-AM realizou a investigação epidemiológica para identificar a possível origem da contaminação do profissional que foi testado positivo no exame RT-PCR. No levantamento, foi constatado que a pessoa teve contato com um caso positivo de Covid-19 na família, sendo descartada contaminação no âmbito escolar.

No trabalho de visita domiciliar a profissionais com notificação de caso suspeito, a FVS-AM não localizou dez deles em suas residências, indicando descumprimento da recomendação de isolamento social. 

A professora da rede estadual de ensino, Maria Mirlei, é uma das profissionais notificadas pelo Vigilância Ativa. Nesta quarta-feira (26/08), a equipe da FVS-AM foi à sua residência para realizar o exame.  “Eu acho muito importante (a testagem) porque pelo menos a gente vai ter uma comprovação, se realmente a gente está contaminado ou não, e o melhor disso é esse atendimento vir na casa, de não ter que se deslocar para outro local para fazer o exame. A equipe toda foi muito boa, fez o exame direitinho, me orientou bem e eu estou muito agradecida”, afirmou.

 

Foto: Arthur Castro/Secom

 
 

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.