Notícias

Ferramenta de aprendizagem virtual da rede estadual alcançou mais de 130 mil usuários em 2020

Ferramenta de aprendizagem virtual da rede estadual alcançou mais de 130 mil usuários em 2020

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 3 anos   Educação


Com 113 mil usuários a mais, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)  chegou a marca de 128 mil cadastros registrados entre estudantes, professores, gestores, pedagogos e técnicos. A plataforma web, criada pela Secretaria de Educação em 2019, tem sido uma das principais ferramentas para fortalecer a política de aprendizagem virtual e ensino remoto da rede pública estadual desde o início da pandemia da Covid-19. 

O ambiente virtual se configura em uma plataforma web responsiva para diversos dispositivos (computadores, tablets, smartphones) e sistemas operacionais (Android, IOS, Windows, entre outros).  Durante o “Aula em Casa”, a plataforma facilitou o acesso a conteúdos midiáticos como videoaulas, lista de exercícios, slides, testes on-line, roteiros de estudo, entre outros recursos. 

O AVA também também foi o principal canal de atendimento pedagógico como para dúvidas, entre outros atendimentos que ficaram disponíveis aos professores e estudantes da rede estadual. Todo esse aparato foi para  facilitar o desenvolvimento das estratégias remotas planejadas durante a paralisação das aulas presenciais nas escolas e 

A gerente de mídias e conteúdos digitais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM), Sabrina Araújo, conta que o programa é um dos pioneiros em conteúdos virtuais dentro da educação no Amazonas. “Nós tivemos aprimoramentos dentro da plataforma, e isso reflete nos resultados obtidos durante esses cinco meses sem aulas presenciais, visto que conciliar o uso de tecnologias educacionais, fez com que a  secretaria fosse destaque em 2020”, disse.

No  AVA é possível ter, ainda,  acesso a arquivos em PDF, wiki (construção colaborativa de documentos), testes online, simulados, envio de arquivos, fóruns de discussão, biblioteca virtual, gamificação e certificação digital, além de propiciar a interação, síncrona e assíncrona entre os sujeitos da aprendizagem (estudantes e tutores). Conta ainda, com ferramentas para acompanhamento do rendimento dos usuários.

“No ambiente estão disponíveis os cursos Pré-vestibular Conquistar, para os estudantes finalistas do Ensino Médio, CEMEAM CLASS e a Hora do Saeb, com conteúdos voltados ao desenvolvimento das habilidades exigidas nos exames de larga escala e o curso de Ressignificação da Prática Pedagógica, específico para formação de pedagogos da Rede Estadual de Ensino”, finaliza Araújo.

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.