Notícias

Durante simpósio, Secretaria de Educação apresenta projetos de sucesso realizados durante a pandemia

Durante simpósio, Secretaria de Educação apresenta projetos de sucesso realizados durante a pandemia

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 3 semanas   SEDUC


A Secretaria de Estado de Educação e Desporto participou, na manhã desta quarta-feira (25/08), do primeiro simpósio em Educação do setor público no Amazonas, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Com o tema “Desafios e Estratégias durante a Pandemia”, o evento reuniu autoridades de instituições de Educação do Amazonas e foi transmitido, ao vivo, pelo canal 20.4 da TV Tiradentes, IP.TV (seduc-info) e, ainda, pelo canal da secretaria no YouTube.

Pela parte da manhã, as secretarias municipal e estadual de Educação apresentaram seus projetos exitosos realizados durante a pandemia. Pela Secretaria de Educação, participaram do simpósio a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves; os secretários executivos adjuntos, Raimundo Barradas (Pedagógico), Rosalina Lôbo (Gestão) e Ana Maria Araújo (Interior); e a diretora do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), Wilmara Monteiro.

“É um trabalho que não para. Mesmo diante de tudo que vivenciamos, ainda tivemos a oportunidade de entender que precisávamos pensar no futuro. A Secretaria de Educação não parou durante a pandemia, com tudo que foi apresentado [no simpósio], e ela, internamente, todo dia, preparava-se para um retorno. O retorno que não tínhamos um cenário, mas que entendemos que teríamos de estar prontos para ele”, pontuou a secretária de Educação, Kuka Chaves.

Dentre as práticas destacadas na apresentação da secretaria, estiveram os programas Aula em Casa, Merenda em Casa e Educa+Amazonas, assim como a intensificação de vacinação dos professores e estudantes da rede estadual.

“É uma honra estarmos aqui, hoje, compartilhando a nossa experiência nesse cenário. A Seduc estava preparada, em 2020, com muitos planos, do ponto de vista de elevar a educação estadual para outro patamar, mas fomos surpreendidos. A partir daí, a secretaria precisou utilizar o que ela já tinha de recursos e se reorganizar para esse cenário que foi estabelecido com a suspensão das aulas. Nós passamos de um processo totalmente presencial para um [processo] totalmente remoto”, lembrou a secretária de Gestão, Rosalina Lôbo.

 

Diretora do Cemeam, professora Wilmara Monteiro reforçou que o Aula em Casa foi colocado no ar, com transmissões pela TV e Internet, somente cinco dias após a suspensão das aulas presenciais, no estado.

“O Aula em Casa só foi possível no nosso estado, inclusive nossa rede foi a que saiu na frente, porque o Cemeam possui 14 anos de história, trabalhando com o ensino mediado por tecnologia. Ele já tem conteúdos em seu acervo, de todos os componentes curriculares, do 6º ao 9º ano, Ensino Médio e EJA. Então, foi possível, por meio de um trabalho conjunto, colaborativo, de todos os departamentos pedagógicos e secretarias executivas, botar o Aula em Casa no ar, cinco dias após a suspensão das aulas, para que nossos alunos não ficassem sem atendimento”, concluiu Wilmara Monteiro.

 

FOTOS: Divulgação/Seduc-AM

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.