Com 13 projetos prioritários, Educa+Amazonas valoriza profissionais da educação e prepara jovens para o mercado de trabalho

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 2 anos   Educação

Lançado pelo governador Wilson Lima nesta sexta-feira (23/07), o programa Educa+Amazonas, contempla políticas educacionais com foco na preparação dos estudantes para os desafios da caminhada profissional. Por meio de 13 projetos prioritários e com investimento da ordem de R$ 400 milhões, nas redes públicas estadual e municipais de educação, o programa também reforça a valorização dos servidores da educação lotados na capital e interior do estado.

O Educa+Amazonas contempla quatro eixos prioritários definidos pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc). São eles: recuperação da aprendizagem; qualificação e reconhecimento dos profissionais da educação; meio ambiente e sustentabilidade; e preparação do estudante para o futuro, este último pautado nos avanços da tecnologia, incluindo projetos que incentivam a prática da programação eletrônica e da robótica, por exemplo.

“Faço questão de destacar a inserção da robótica no ensino público, que é algo inédito no estado do Amazonas. Não é fácil você fazer a implantação de uma sala como essa, de uma sala maker, mas muda a vida das pessoas, muda a vida desses alunos, dessas crianças, que têm uma perspectiva diferente e fazem a inserção nesse mundo da programação digital”, disse Wilson Lima, após o lançamento do programa no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

Aos 17 anos, o aluno finalista Gabriel Santos, da Escola Estadual Professora Ruth Prestes Gonçalves, ressalta que estar inserido em contextos que trabalhem o avanço da tecnologia, desde a escola, faz toda a diferença na preparação para o futuro.

“Isso é uma boa iniciativa para nós, ainda mais para o ensino médio, o terceiro ano, já vamos nos formar e já é uma grande ajuda para a nossa carreira profissionalizante”, observou o estudante.

Investimentos – O eixo com maior investimento é o de recuperação da aprendizagem, com R$ 168 milhões, contemplando aulas de reforço gratuitas, fardamento, material escolar, material didático para auxiliar na aprendizagem e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação Educacional do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam). Os recursos estão sendo aplicados em 2021 e serão executados, também, em 2022.

O eixo voltado para a qualificação e reconhecimento dos profissionais da educação prevê um investimento de R$ 107 milhões. E contempla a formação dos professores das redes públicas e desenvolvimento das políticas de valorização da rede estadual, com a retomada do 14º e 15º salários aos profissionais da educação.

Os projetos voltados à preparação do estudante para o futuro somam investimentos de R$ 98 milhões e, também, serão aplicados ao longo de 2021 e 2022. Para os projetos voltados ao meio ambiente e sustentabilidade, estão sendo destinados R$ 31 milhões.

Recuperação da aprendizagem – Para a recuperar a aprendizagem dos alunos das redes públicas e minimizar os impactos da pandemia da Covid-19, o Governo do Amazonas criou o Contraturno Digital e Pronto pra Aula.

O Contraturno Digital vai ofertar aulas de reforço escolar, pela televisão aberta e internet, associadas ao uso de plataformas e ferramentas tecnológicas aos alunos do ensino fundamental. A programação de reforço escolar estará disponível para mais de 600 mil estudantes, pelos canais da Secretaria de Educação, em parceria com a TV Encontro das Águas (Manaus, Iranduba, Manaquiri, Careiro da Várzea e Rio Preto da Eva), e internet, aos demais municípios.

Já o Pronto pra Aula teve sua atividade iniciada em maio deste ano, com a volta às aulas presenciais, e garantiu a distribuição de fardamentos e kits de material escolar, pedagógico e de fanfarra aos estudantes da rede estadual de ensino. Os livros de recuperação da aprendizagem e preparação para o Enem, Saeb, Sadeam e Educação de Jovens e Adultos (EJA) também fazem parte do projeto.

Qualificação e reconhecimento – No eixo de qualificação e reconhecimento dos profissionais da educação, o Governo do Estado vai desenvolver os projetos Mestre Qualificado, Trilhas do Saber, Educação Premiada e Cepan Digital.

No Mestre Qualificado, serão ofertados cursos de pós-graduação lato sensu a todos os professores e pedagogos, que atuam nos anos iniciais das redes públicas estadual e municipais. O curso será ofertado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atendendo mais de 15 mil profissionais.

A política de valorização dos profissionais será retomada com o pagamento dos 14º e 15º salários àqueles profissionais que alcançarem as metas pré-estipuladas para suas respectivas escolas.

O Trilhas do Saber e Cepan Digital terão suas atividades focadas na formação continuada dos profissionais da educação, com atividades presenciais e a distância e alcance nos 62 municípios do Amazonas.

Preparando para o futuro – No grupo de projetos com foco na preparação do estudante para o futuro, estão: Na Ponta da Língua, Educação Empreendedora, Fazer para Aprender, EduTech e Da Escola para o Trabalho.

Juntos, eles atuarão na formação de profissionais criativos, empreendedores, com pensamento crítico e habilidade para solucionar problemas, com conhecimento em programação e uso de tecnologia. Tudo isso dentro das novas propostas curriculares para os ensinos fundamental e médio definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Meio ambiente e sustentabilidade – Os projetos Escola da Floresta e Fazenda Escola serão desenvolvidos para a criação de três unidades de ensino diferenciadas, que servirão de ambiente para formação de agentes de proteção da floresta, e o envolvimento e a aproximação dos estudantes da rede estadual às atividades do setor primário, respectivamente.

FOTOS: Diego Peres e Lucas Silva/Secom