Notícias

Atividades pedagógicas nas 123 escolas de Ensino Médio são reforçadas pela Secretaria de Educação

Atividades pedagógicas nas 123 escolas de Ensino Médio são reforçadas pela Secretaria de Educação

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 3 anos   SEDUC


Três semanas depois do retorno das aulas presenciais em 123 escolas de Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto permanece com ações pedagógicas para orientar estudantes e profissionais após o período de suspensão das atividades. Nesta quinta-feira (03/09), todas as unidades de ensino receberam técnicos da Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica (Seap) da pasta para reforçar a assistência à comunidade escolar. 

Dentro das ações previstas estão a entrega dos Guias de Estudos para os estudantes e professores, que vem sendo realizada ao longo da semana. Não houve a paralisação das aulas nas unidades de ensino por falta de professores, de acordo com o secretário executivo adjunto Pedagógico, Raimundo Barradas.

“Desde o início da testagem, a secretaria se preparou para que nenhum estudante ficasse sem aulas. Em todas as unidades de Ensino Médio, estão sendo obedecidos os protocolos de saúde: como distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), monitoramento da saúde dos alunos, higiene pessoal e dos ambientes escolares e redução de 50% dos estudantes nas aulas presenciais, entre outras medidas que garantem a saúde e segurança da equipe escolar”, disse Barradas.

Empolgado com as ações, o estudante do ensino médio da EETI Profª Lecita Fonseca Ramos, na zona norte de Manaus, William Cardoso, acredita que aulas presenciais são importantes para o melhor aprendizado do aluno.” Está sendo ótimo porque alguns alunos têm a dificuldade de acompanhar o ‘Aula em Casa’ por conta da questão da internet. Por isso, é bom estar presencialmente, mesmo sob um certo receio, porém, nós estamos tranquilos, pois todos os protocolos de saúde estão sendo realizados na escola”, ressalta. 

As equipes pedagógicas também estão auxiliando o corpo docente nos casos de professores doentes, que precisam seguir o protocolo de isolamento social. Para isso, a Secretaria de Educação tem disponibilizado professores e pedagogos da sede administrativa para as escolas que precisam de professores e, assim, está garantindo que não haja interferência nas atividades escolares. 

Além da Seap, que está atuando com o Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) e o Departamento de Gestão Escolar (Degesc), as ações estão sendo coordenadas pela Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica da Capital (Secap). 

Dados – De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), no período de 18 agosto a 1º de setembro, foram realizados 3.140 testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 em servidores da Secretaria de Educação. 

Após a notificação, os profissionais foram imediatamente afastados da sala de aula, pelo período de 14 dias, de acordo com as orientações dos órgãos de Saúde. As unidades dos servidores testados positivos receberam, ainda, serviços de desinfecção e retornaram com programação normal depois de 24h, conforme protocolo de segurança da pasta.

Fotos: Michell Mello/Secom

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.