Aniversário do Centro de Ensino Mediado por Tecnologia de Parintins

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 10 meses   Educação

O Centro de Ensino Mediado por Tecnologia de Parintins foi criado pelo Decreto nº 34.857 de 06 de junho de 2014, como Escola Estadual de Ensino Médio, trabalhando exclusivamente com alunos da zona rural do municipio de Parintins, levando até as comunidades rurais um ensino de qualidade com aulas presenciais mediadas por tecnologia.
As comunidades rurais são atendidas por uma rede de serviço de comunicação multimídia (dados, voz e imagem) proporcionada por meio de uma plataforma de telecomunicação, incluindo acesso simultâneo à internet em banda larga, em cada sala de aula em que a metodologia é desenvolvida, com aulas em tempo real transmitidas pela TV interativa, proferidas pelos professores ministrantes, dos estúdios do Centro de Mídias/SEDUC/AM, em Manaus e acompanhadas por professores presenciais e alunos em 41 comunidades rurais de Parintins.
O Ensino Mediado por Tecnologia teve seu início em Parintins no ano de 2007, funcionando na Escola Estadual Senador Álvaro Maia - Escola Matriz, com 17 salas de aulas funcionando, sendo 1 (uma) sala na sede do município e as outras em 16 comunidades rurais do município.
Histórico - No ano de 2004 a SEDUC/AM após levantamento da demanda escolar nos municípios amazonenses, constatou que um número significativo de estudantes residentes nas comunidades rurais, concluiam a segunda etapa do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e não davam sequência aos seus estudos. Isso acontecia porque o modelo da educação tradicional não conseguia atender a demanda desses estudantes, pois as escolas que ofereciam ensino médio estavam, na sua maioria, localizadas nas sedes municipais, em razão da concentração demográfica.
A solução encontrada para atender a essa demanda foi unir a tecnologia de transmissão via satélite, a videoconferência multiponto como ferramenta pedagógica e a metodologia presencial com mediação tecnológica.
Na trajetória desse educandário que tem contribuído para a educação de milhares de cidadãos e cidadãs das comunidades rurais do município de Parintins, além dos abnegados educadores e demais funcionários, contribuíram no gerenciamento administrativo e pedagógico o Professor João Ribeiro Costa, então gestor da Escola Estadual “Senador Álvaro Maia” e na sequência o primeiro gestor do Centro de Ensino Mediado por Tecnologia, tendo sido importante articulador para a criação do referido Centro, único no Estado do Amazonas.
Atualmente conduz o referido educandário a Professora Conceição Regina de Oliveira Andrade, juntamente com sua Equipe Técnica.