Notícias

Alunos da rede estadual recebem Guia de Estudos impresso para auxiliar no retorno às aulas presenciais

Alunos da rede estadual recebem Guia de Estudos impresso para auxiliar no retorno às aulas presenciais

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 3 anos   Educação


Preocupada em alcançar os estudantes que não dispuseram de recursos tecnológicos para acessar os conteúdos do “Aula em Casa”, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto disponibilizou, a todos os alunos do Ensino Médio, o Guia do Estudante, que é um apostila impressa com os conteúdos que foram transmitidos. Os aluno da Escola Estadual (EE) Dr. José Milton Bandeira, na zona norte de Manaus, foram os primeiros a receber o material, nesta terça-feira (1º/09).

O material didático foi todo produzido pela equipe do Centro de Mídias da Educação do Amazonas (Cemeam) e também irá contemplar os estudantes do Ensino Fundamental. As apostilas reúnem assuntos abordados no programa “Aula em Casa”, bem como as dinâmicas locais de interatividade e atividades complementares.  O material conta ainda com gabaritos comentados das atividades, em formato digital, com acesso por meio de QR Code, para dar suporte ao professor e aos alunos.

A estudante Maria Eduarda Melo, cursa a 1ª série, ficou satisfeita em receber mais um material de apoio, já que algumas vezes não conseguiu estudar. “Eu fazia uns exercícios, mas nem sempre podia acompanhar o programa na televisão, porque a mãe chama para ajudar em uma coisa, a avó com outra, aí acaba perdendo o foco. Quando eu soube que iam voltar as aulas presenciais eu consegui focar mais, estudar mais. Acho que essa apostila vai ser ótima porque tem explicações, e a gente pode ler em casa, revisar”, avaliou a jovem.

O colega dela, Weferson Ferreira, que cursa a 2ª série, acredita que será um grande reforço para alunos que, diferente dele, não puderam se dedicar às aulas on-line durante a suspensão das aulas presenciais. 

“Eu estudava com meu celular mesmo, assistia às aulas por ele. Os professores mandavam exercícios e o meu pai me ajudava a estudar, foi legal porque ele me ajudou bastante. Agora, quando voltamos, entregamos os trabalhos, os exercícios, e agora o Guia do Estudo vai ajudar quem não conseguiu estudar porque não tinha celular ou computador, o que é importante também”, opina o estudante.

A gestora da EE Dr. José Milton Bandeira, Marlen Müller, diz que a unidade foca em dar conteúdos que ajudarão os alunos nos vestibulares. Ela conta ainda que, dos 1.050 alunos, que estão divididos nos grupos A e B, 80% estão frequentando as aulas desde o dia 10 de agosto.

Ela conta ainda que o trabalho pedagógico está surtindo efeito e que a própria escola tomou iniciativa de procurar alunos em potencial evasão, tudo para garantir que o ano letivo não fosse perdido.

“Nós começamos a ir atrás dos alunos antes mesmo de a Secretaria de Educação lançar o Busca Ativa, e com isso nós trouxemos 80% dos alunos para a escola. Esse Guia de Estudo é um fortalecimento, porque aqui contém todas as disciplinas e ele pode, de uma maneira mais eficaz, correr atrás daquilo que ele perdeu e veio ajudar muito, com certeza”.


FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.