Acesse as aulas do Ensino Presencial com Mediação Tecnológica para o Ensino Fundamental
Aulas |
---|
Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos. Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital.
• Distinção entre gênero textual e tipologia textual. • Gêneros de imprensa – Textos jornalísticos, notícias e manchetes de primeira página. • Gêner... |
Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos. Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital.
• Reconhecimento, leitura, comparação e interpretação de textos jornalísticos; • Posicionamentos críticos; • Temáticas sociais; • Intertextualidade... |
Estratégias de produção – Planejamento de textos informativos
• Planejamento, produção, circulação e recepção; • Características do gênero; • Elementos estruturais;’ • Posicionamentos; • Informações implícita... |
Estratégias de produção – Planejamento, realização e edição de entrevistas orais
• Entrevistas jornalísticas orais, tanto como texto autônomo quanto como um instrumento de coleta de informações para serem incorporadas a notícias (d... |
Estratégias de Produção – Planejamento e participação em debates regrados. Discussão Oral.
• Debates regrados (definição, elementos constitutivos, regras e objetivos); • Diferentes papéis em um debate regrado: debatedor, apresentador/ media... |
Análise de textos legais/normativos, propositivos e reivindicatórios.
• Características; • Elementos Constitutivos; • Finalidades; • Marcas Linguísticas. |
Morfossintaxe: Morfologia
Classes Gramaticais Variáveis – Substantivo, artigo, adjetivo, numeral e pronome. |
Aula Assíncrona - Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero.
Leitura, interpretação e reflexão de textos de divulgação científica: interlocutores, intencionalidades relativas ao gênero e apreciações implícitas e... |
Aula Assíncrona - Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção / Apreciação e réplica.
Leitura, estudo, análise e reconhecimento dos textos literários amazonenses. |
Revisão e Avaliação - Unidade I
Parte 1: - Frase, oração e período; - Termos essenciais da oração – sujeito e predicado. Parte 2: - Termos essenciais da oração – sujeito e predi... |