XI Encontro Estadual do Censo da Educação Básica

postado por person Admin   há 5 anos   SEDUC

A abertura do evento contou com a transmissão via Centro de Mídias, com a presença do Secretário de Estado de Educação, professor Lourenço Braga, da Secretária Municipal de Educação, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, e da Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Yara Lins dos Santos. O objetivo é formar técnicos para multiplicar conhecimentos adquiridos aos gestores e secretários de escolas, visando realizar com mais precisão o Censo Escolar da Educação Básica no estado do Amazonas.

No primeiro dia do evento – 05/06 -, foram apresentados os estudos realizados com base nos dados do Censo Escolar 2017, para acompanhamento das metas definidas nos Planos Municipais e Estadual de Educação. Esse momento contou com participação de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Segundo e terceiro dia – 6 e 07/06 - foram realizadas oficinas envolvendo todos os campos de coleta do Censo Escolar, tais como: matrícula, Cadastro de Escola, Cadastro de Turma, Cadastro de aluno, Cadastro de Docente, Módulo de Confirmação de Matrículas e Relatórios Gerenciais do Sistema Educacenso. Essa atividade será coordenada e executada por profissionais das áreas técnicas e pedagógicas da SEDUC/AM.

O Educacenso é a ferramenta web disponibilizada pelo MEC-INEP para coletar os dados do Censo Escolar. Ela permite obter dados individualizados de estudante, professor, turma e escola, tanto das redes públicas (federal, estadual e municipal) quanto da rede privada. Com os dados coletados no CENSO ESCOLAR, é possível traçar o perfil da educação brasileira e até mesmo de uma escola, e, com isso, desenvolver políticas educacionais para modificar cenários severos na educação, pois, é a partir dos dados do Censo Escolar com as notas padronizadas obtidas pelos estudantes na PROVA BRASIL e no SADEAM, que conhecemos o Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação do Amazonas (IDEAM).

Os dados coletados corroboram com aprimoramento da gestão na educação, porque permitem identificar os aspectos que interferem nos serviços educacionais. O resultado dessa identificação serve de suporte para elaboração de políticas e programas educacionais, incluindo as fases de levantamento inicial, planejamento, acompanhamento e avaliação da política ou programa elaborada.

Departamento Responsável na SEDUC: DPGF – Gerência de Pesquisa e Estatística
Responsável: Silvana Morais, (92) 99374-0103, silvanamorais@seduc.net