SEDUC e Undime firmam regime de colaboração para implementação da Base Nacional Comum Curricular nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Amazonas

postado por person Admin   há 6 anos   SEDUC

A parceria possibilitará a co-construção e adaptação dos currículos das redes educacionais do Estado. A solenidade foi transmitida  para todo o Amazonas, por meio do Centro de Mídias de Educação (Cemeam), e contou com a participação do secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, professor Lourenço Braga; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais do Amazonas, Edelson Penaforth; da secretária municipal de Educação de Manaus, Kátia Schweickardt; além da vereadora do município de Tonantins, Maria Lúcia Ferreira Araújo. A transmissão foi direcionada a gestores, coordenadores distritais e regionais de educação e secretários municipais de educação em todo o estado.

O secretário da SEDUC, Lourenço Braga, destacou a importância do momento solene para a educação no estado. “Isto apenas sela um compromisso que vem sendo cumprido com muito rigor, com muito empenho, pelos técnicos municipais, pelos professores municipais, pelos técnicos estaduais, pelos professores do estado e já começa a envolver os alunos das escolas municipais e estaduais. É preciso juntar esforços para construir uma educação de qualidade. Não se a faz com retórica, faz-se com trabalho, com compromisso, com confiança, com determinação. É isto que esse documento representa”, afirmou o secretário.

Base Nacional – O titular da pasta destacou ainda o papel da Base Nacional Comum Curricular, da nova proposta para a melhoria do ensino nas escolas. “O Brasil vai construir um processo diferente de educação com uma Base Comum Curricular a todas às escolas e a todos os municípios e estados. Vai permitir, com essa nova proposta, a introdução de conhecimentos específicos. Precisamos utilizar isso para trabalhar o conhecimento da nossa região Amazônica que encanta tanto no Brasil quanto e no resto do mundo”, destacou Braga.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais do Amazonas, Edelson Penaforth, afirmou que o momento representa um marco na educação.  “Como todo o processo depois da homologação da BNCC, representa um marco na educação brasileira, consequentemente, é um marco na educação amazonense. É uma das nossas metas e estratégias do Plano Nacional de Educação, e concomitantemente, nós tivemos isso depois no nosso Plano Estadual de Educação do Amazonas e nos nossos PME (Planos Municipais de Educação) dos nossos municípios”, afirmou Penaforth.

“Como a base precisava sair do papel e teve todo esse movimento desde 2015, todo um movimento a partir das aprovações dos planos, na minha concepção – enquanto secretário municipal de educação e participante desse processo – é um marco. Precisamos agora trabalhar com mais afinco nas redes. É uma coisa nova para os nossos professores e alunos, para os técnicos, gestores, então precisamos conhecer. Por isso que essa parceria entre estado e municípios é de extrema importância”, completou o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais do Amazonas.

Municípios – Representando secretários municipais de todo o estado, a secretária municipal de Educação de Manaus, Kátia Schweickardt, também esteve presente na solenidade e se colocou à disposição para a implementação da base nas escolas.

“Hoje é um dia de muita alegria. Já de antemão, coloco o município de Manaus e toda a nossa equipe de gestão educacional à disposição dos outros municípios para colaborar na implementação da base. A base é uma conquista nossa. No Brasil, a gente não tinha essa garantia que as nossas crianças e adolescentes estavam aprendendo com qualidade como em outras regiões do Brasil. Acho que a base traz essa proposta”, destacou.

Confira a transmissão