Notícias

Seduc amplia número de estações satelitais do Centro de Mídias

Seduc amplia número de estações satelitais do Centro de Mídias

postado por person Admin   há 15 anos   Geral


O projeto que teve início em julho de 2007 contava com 203 antenas. Agora serão 406 pontos atendidos pela Seduc, que levarão as aulas de ensino médio a mais de 700 comunidades do Amazonas. "O desenho tecnológico deste projeto é pioneiro no mundo para a Educação Básica. Ao introduzirmos esse sistema, tínhamos a consciência de que o mundo inteiro caminhava para o uso da tecnologia como instrumento educacional", ressalta o secretário da Seduc, professor Gedeão Timóteo Amorim.

A aprovação e o retorno positivo da população ao projeto superaram as expectativas da Secretaria, que precisou ampliar o número de comunidades atendidas. “Quando começamos, quase 60% das comunidades não tinham energia elétrica regular e por isso, tivemos que adquirir geradores a diesel para que as aulas pudessem acontecer. Graças ao sucesso do projeto, houve a necessidade de levar as aulas para outras comunidades e isso é muito positivo”, afirma o coordenador do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, José Augusto de Melo Neto.
Segundo José Augusto, a expectativa é crescer ainda mais e ultrapassar os 20 mil alunos em 2009.

O projeto, considerado pioneiro na área de educação no País possibilitou a inclusão digital, educacional e social dos moradores da região e “tornou-se um exemplo de sucesso para outras localidades do Brasil e do mundo”, afirma Ricardo Amaral, gerente de Negócios de Educação da Hughes.

As aulas são ministradas diariamente, a partir do Centro de Mídias em Manaus para mais de 17 mil estudantes e a tecnologia permite que professores e alunos interajam como se ambos estivessem no mesmo espaço físico. “Hoje possuímos dois estúdios no Centro de Mídia. A partir de fevereiro, teremos mais um”, adianta Neto.
Cada uma das salas de aula está equipada com um kit tecnológico composto por Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD 37 polegadas, impressora a laser e no break.

O projeto “Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica” trouxe também novas oportunidades de trabalho para as comunidades atendidas. “Para 2009, está prevista a contratação de mais 200 profissionais, entre professores e funcionários para integrar as equipes técnicas”, esclarece o coordenador.

Hughes

A Hughes, empresa fornecedora de serviços corporativos para telecomunicações, é líder de mercado com 56% de participação mundial de acordo com pesquisas realizadas pela consultoria inglesa COMSYS. Seu faturamento mundial em 2007 foi de US$ 1 bilhão e a empresa emprega cerca de 3 mil funcionários em todo o mundo e 75 colaboradores estão alocados no Brasil. A Hughes oferece cobertura em qualquer ponto do território nacional, sem restrições de distância ou relevo. O serviço também está disponível nos Estados Unidos, na Europa, Índia, China e em toda a América do Sul. Por meio do HUGHESNET, serviço de rede IP em banda larga via satélite, empresas que necessitam de comunicação em pontos distantes do Brasil e da América do Sul desprovidos de infra-estrutura de comunicação tradicional, podem realizá-la via satélite.

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.