Na quinta-feira (25), os secretários participantes da reunião do Consed foram convidados pelo secretário de Educação do Amazonas, Rossieli Soares, para acompanhar a Mostra de Gestão das 19 escolas da rede estadual de ensino do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Para a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca, o grau de envolvimento da cidade na mostra é algo para servir de exemplo para outros estados.
“Foi impressionante o trabalho que vimos no município. O envolvimento das pessoas da cidade, os bancos da praça lotados de pessoas que estavam ali para acompanhar os resultados das escolas, os índices do Ideb. Nos impressionou como o coordenador regional de educação conseguiu envolver todo mundo para falar de educação. Foi uma experiência maravilhosa, que com certeza nós vamos copiar”, comentou a presidente do Consed, que é secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.
Outro secretário que também elogiou a prática de prestação de contas com a comunidade foi o secretário de Estado de Educação da Bahia, Osvaldo Barreto. “Ficamos encantados, principalmente porque é um trabalho que tem como foco apresentar os resultados das escolas em avaliações como o Ideb. Esse acompanhamento dos índices garante que as escolas não percam o foco de seus objetivos, não tenha dúvida”, afirmou o secretário.
Osvaldo disse que o estado da Bahia também pode criar um sistema de prestação de contas semelhante ao que ele viu no Amazonas. “Essa mobilização forte de educadores, alunos, comunidade, pais, sem dúvida, é o caminho”, declarou o secretário. Osvaldo disse ainda ter gostado dos incentivos financeiros que o Governo do Estado do Amazonas oferece às escolas de acordo com o resultado alcançado a cada ano. “Esse sistema de incentivo vinculado a resultados, na Bahia, é uma coisa que tem que ser visto”, afirmou o secretário.
A Mostra de Gestão é uma atividade realizada anualmente pela Seduc, e tem o objetivo de socializar com a comunidade os resultados educacionais obtidos em cada unidade de ensino ao longo do ano. Com a ajuda das coordenadorias distritais e regionais, escolas do interior e da capital reúnem seus números, mobilizam alunos, e apresentam cada uma a sua maneira, não só o que já foi alcançado, como também as metas para o ano letivo vigente.
Em Itacoatiara, por exemplo, a Coordenadoria Regional de Educação do município (CREI) assumiu o compromisso com a comunidade de aumentar de 84,6% para 92,6% o índice de aprovação dos alunos do ensino médio em 2013. Outra meta das escolas estaduais da cidade é diminuir de 7,4% para 3% o índice de abandono dos alunos do ensino médio, no período de três anos (sendo 5% em 2012, 4% em 2013 e 3% em 2014). “Aprendi muito. Em educação tem que ter sempre essa interação para haver troca”, disse Osvaldo Barreto.
O coordenador da Coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara (CREI), professor Reinaldo Santos, disse que o grau de mobilização da comunidade na mostra de gestão de quinta-feira pode explicar o nível da qualidade de ensino que a rede estadual do município experimenta atualmente. “Esse ano, Itacoatiara aprovou 43 projetos no Programa Ciência na Escola (PCE). É o terceiro ano seguido que somos o município que mais aprova projetos no PCE. Isso mostra que a cidade leva a sério a educação”, afirmou Reinaldo.
“No Pará, esse projeto vai servir para gestão, para capacitar funcionários, para programas de reforço escolar, para eventuais faltas de professores e para alguns projetos especiais”, comentou Cláudio Ribeiro. O secretário do Pará informou que o processo de criação do Centro de Mídia deles está em fase de licitação de equipamentos.
Durante a reunião do Consed, que foi realizada no hotel Confort, no Distrito Industrial, em Manaus, o secretário Rossieli Soares usou a estrutura do Centro de Mídias para fazer contato com os municípios de Tonantins e Manacapuru (distantes 872 e 84 quilômetros de Manaus, respectivamente), e conversar com professores e alunos do ensino mediado por tecnologia. A qualidade da comunicação chamou a atenção do secretário da Bahia, Estado que já usa a experiência do Amazonas.
“Na Bahia, inspirados no Amazonas, criamos também um projeto de Centro de Mídias. Mas, como vocês começaram primeiro, já avançaram muito e ainda temos muita coisa para aprender. A qualidade da comunicação que vimos aqui, realmente, é muito boa. Tenha certeza que vamos lhe perturbar bastante”, disse o secretário Osvaldo Barreto, para o secretário Rossieli. À tarde, os secretários visitaram a sede da Seduc, no bairro Japiim, onde conheceram as instalações do Centro de Mídias.
O Centro de Mídias recebeu em junho deste ano, em São Paulo, o Prêmio Learning & Performance Brasil. O prêmio, que é o 11º concedido ao projeto do Governo do Amazonas, foi conquistado na modalidade ‘Governamental’.
Criado em 2012 e contemplando os dez anos de experiência do Prêmio e-Learning Brasil, o Prêmio Learning & Performance Brasil, evidencia iniciativas inovadoras e impactantes no segmento educacional desenvolvidas no Brasil.
Provão Eletrônico
A secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Maria Nilene Badeca, durante a reunião de ontem, anunciou que mandará técnicos do Estado ao Amazonas, para conhecer melhor o Exame Supletivo Eletrônico da Seduc, o “Provão”. “O nosso Estado ficou muito interessado nesse projeto”, disse Maria Nilene.
O Provão Eletrônico é uma prova aplicada a jovens e adultos para fins de conclusão do ensino fundamental ou médio, com o uso de computador. O projeto é voltado para pessoas que, por algum motivo, não conseguiram concluir os estudos na idade correta.
O Amazonas é pioneiro nesse tipo de prova, e a ideia tem chamado a atenção de outros Estados, conta a gerente de Educação de Jovens e Adultos, Tereza Praia. “Recebemos visitas de outros estados, e alguns já começaram implantar programas similares em suas secretarias de Educação”, afirma a gerente.
O programa utilizado para aplicar as provas eletrônicas (online ou offline) foi desenvolvido pela empresa de Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), que recebeu prêmios nacionais e internacionais pelo produto, dentre os quais: “Prêmio E-GOV 2011” recebido em Recife na Categoria e-serviços públicos; Prêmio “CONIP 2012”, recebido em São Paulo na categoria Serviços Públicos e Prêmio “TI & Governo 2012/2013”, recebido também em São Paulo na Categoria Serviços públicos.
Esse mês, a Seduc foi convidada para apresentar na 65ª Reunião Anual SBPC o Exame Supletivo Eletrônico. O projeto foi criado em 2009. Atualmente, uma média de 230 pessoas realiza as provas, diariamente. Conforme registro de atendimento, 112.913 candidatos já se cadastraram para participar da prova desde o ano da criação do projeto.
Com o objetivo de ampliar o atendimento, uma vez por mês, a Seduc tem levado a aplicação do provão para laboratórios de escolas localizadas em todas as zonas geográficas de Manaus. No dia-a-dia, as provas são aplicadas em um laboratório com 34 computadores na sede da Seduc, localizada na avenida Waldomiro Lustoza, 250, no bairro Japiim.