Programa de Aposentadoria do TCE chega ao interior do Amazonas

postado por person Admin   há 5 anos   Carreira

Em salas de escolas da Seduc nos 61 municípios, servidores em processo de aposentadoria puderam assistir, entre 17h e 18h, a abertura do PPA para o interior com presença da presidente do TCE, conselheira Yara Lins dos Santos, do secretário executivo adjunto do interior, Cláudio Marins, e da chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), Merisa Mendes, que fez “Como ser uma pessoa integral e adquirir qualidade de vida”, a primeira da formação à distância. A programação do PPA para o interior deve seguir a mesma programação da capital.

Para a conselheira Yara Lins dos Santos, a ida do PPA “Eterno Aprendiz” para interior representa uma maturidade do programa, que já formou centenas de servidores na capital ao longo de 7 anos de existência. Segundo a presidente, o PPA é a forma que o TCE tem de colaborar com os servidores que tanto contribuíram para o serviço público, dando boas perspectiva e qualidade de vida os futuros aposentados, para que possam continuar cada vez melhor onde estiverem na nova etapa da vida.

“A temática abordada pelo programa é de suma importância e atende à Lei 10.741/2003, mais conhecida como Estatuto do Idoso. O programa ‘Eterno Aprendiz’ apresenta ao servidor condições e meios para ter uma boa aposentadoria e saber desfrutá-la, ocupando o tempo com atividades prazerosas e salutares. O ser humano passa por ciclos naturais em sua vida e, a aposentadoria, deve ser enfrentada como mais uma fase que se inicia”, afirmou em seu discurso, durante a teleconferência.

Ao receber os agradecimentos do TCE, pela parceria firmada e por possibilitar as teleconferências, o secretário-executivo adjunto do interior, Cláudio Marins, em nome do secretário da Seduc, Lourenço Braga, parabenizou a Corte de Contas pelo PPA e afirmou que a Seduc estará sempre de portas abertas para as boas iniciativas.

O programa “Eterno Aprendiz” foi concebido para proporcionar aos servidores pré-aposentados da administração pública estadual e municipal uma programação voltada aos aspectos emocional e social, englobando as abordagens cidadania, desenvolvimento e plano de futuro, visando uma boa perspectiva ao servidor para a nova fase da vida. Desde 2015, o PPA também conta com o apoio do governo federal, por meio das Forças Armadas.

Coordenado pelo Degesp do TCE, a programação do PPA engloba diversos cursos, palestras, seminários e oficinas, desenvolvidas ao longo de seis meses com os órgãos parceiros.

“A fase de aposentadoria gera no indivíduo reações diversas, da sensação de liberdade ao sentimento de exclusão, daí a importância de apoiar e orientar os servidores que estão prestes a adentrar nesse momento complexo de suas vidas”, ressaltou a chefe do Degesp, Merisa Mendes, aos informar que este mês terão novas teleconferências nos dias 15 e 28.

​Texto: Elvis Chaves