Notícias

Plataforma Saber Mais inicia cursos voltados para professores e gestores da rede estadual

Plataforma Saber Mais inicia cursos voltados para professores e gestores da rede estadual

postado por person Sabrina Emanuela de Melo Araújo   há 4 anos   Educação


Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e a Escola Digital, a plataforma Saber Mais iniciou nesta semana a segunda edição do seu curso online (EaD). Com 400 alunos-professores e 123 alunos-gestores, o objetivo da formação é inserir recursos e conteúdos digitais no dia a dia escolar, especialmente na sala de aula. 

Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e têm carga horária de 40h. Eles são divididos em quatro módulos autoinstrucionais, como explica a gerente de mídias e conteúdos digitais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) da Seduc-AM, Sabrina Araújo. 

“A intenção é que esses profissionais se familiarizem com os recursos digitais e passem a incorporá-los em seus planos de aula. No caso dos gestores, é importante que eles reconheçam a facilidade do uso da tecnologia na escola, instruindo sua equipe pedagógica a utilizá-la na rotina com o alunado”, assinala. 

Oportunidade – Para professora Cláudia Matos da Silva, da Escola Estadual Ayrton Senna, o curso é uma oportunidade ímpar para melhorar seu trabalho em sala de aula e aproximar as atividades da realidade digital dos alunos 

“A formação é rica em conteúdo e com proposta enriquecedora: isso vai me ajudar a dar um suporte melhor tanto para os estudantes, em suas produções em sala de aula, quanto para os professores”, afirma. 

De acordo com Sabrina Araújo, a utilização de recursos e conteúdos digitais já é uma realidade no dia a dia de crianças e adolescentes amazonenses. “Os jovens que têm contato com a tecnologia percebem, cada vez mais, o quão estão inseridos nesse contexto e os professores e gestores precisam entender esse cenário, integrando essas ferramentas à sala de aula e à rotina escolar”, explicou a gerente de Mídias e Conteúdos Digitais do Cemeam. 

Cursos – Os cursos são essencialmente online e possuem exercícios, vídeos e tutoriais, dentre outras atividades, que visam dar suporte para que os professores e gestores concluam os módulos em seu tempo e ritmo – respeitando o cronograma das aulas, que deverão ser encerradas no dia 7 de julho. 

As capacitações são oferecidas por meio da plataforma Saber Mais, iniciativa criada com o intuito de favorecer a qualidade do ensino público no Amazonas, por meio de uma parceria entre a Seduc-AM e a Escola Digital, formada pelo Instituto Natura, Telefônica/Vivo e Instituto Inspirare. 

A plataforma disponibiliza uma série de recursos para uso pedagógico de estudantes e professores, como: vídeos, animações, games, aulas digitais e infográficos; informações sobre os projetos e programas pedagógicos da secretaria; e conteúdos midiáticos produzidos e transmitidos pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).

 

FOTO: Divulgação / Seduc-AM

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.