A obra intitulada Competências Docentes: em modelo de ensino mediado por tecnologias da informação e comunicação, de autoria do Prof. Dr. Haroldo Maia, foi concebida (segundo o autor) com o objetivo principal de reduzir uma lacuna existente a respeito de produções literárias direcionadas a professores presenciais de cursos mediados pelas tecnologias da informação e comunicação, em especial para os professores presenciais do Programa Ensino Presencial com Mediação Tecnológica, veiculado sob a batuta dos profissionais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas – SEDUC/AM.
Nesse sentido, essa obra oferece aos seus leitores subsídios suficientes para que entendam melhor os significados do termo competência, bem como sobre as principais competências inerentes aos profissionais da docência, em particular àqueles que trabalham com modelos de ensino mediados por tecnologias da informação e comunicação. Trata-se, portanto, de um livro que aborda um assunto teoricamente simples à primeira vista, mas, na prática, mostra-se um tanto complexo, porque competência é um termo polissêmico que se diferencia de aptidão, entendida como talento natural da pessoa, que pode ser aprimorado; é diferente de habilidade, aceita como demonstração de um talento particular na prática, e também é diferente de conhecimento, interpretado como algo que as pessoas precisam saber para desempenhar uma tarefa.
A pesquisa de campo que lhe deu origem foi realizada com 18 (dezoito) professores presenciais do Programa “Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica” e duzentos e oitenta e dois estudantes (282) desse Programa, e demonstrou que esses professores possuem, de fato, a maioria das competências necessárias para desempenhar a função que lhes é confiada.
Em resumo, é uma obra que merece ser lida, principalmente, pelos professores ministrantes e presenciais do Programa citado, bem como por todos que se interessam por esse assunto.