Notícias

Lançamento do Centro Nacional de Mídias da Educação

Lançamento do Centro Nacional de Mídias da Educação

postado por person Admin   há 5 anos   Educação


O estudante Pyter Fernandes Gurgel, 17 anos aluno do 20 ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Tempo Integral Lecita Fonseca Ramos, localizada em Manaus, acompanhado da professora mediadora, Aline Guedelha, representou o Amazonas no lançamento do Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME), do Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira (13). A escola foi uma das convidadas para realizar a interatividade on-line, que contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva.

O Centro Nacional de Mídias da Educação é uma proposta de ensino presencial mediado por tecnologia, semelhante ao que já é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas. O CNME, surge com o objetivo de contribuir para a implementação do Novo Ensino Médio, a partir da construção do conhecimento coletivo e democrático.

As aulas do Centro Nacional de Mídias da Educação, iniciadas em agosto deste ano, só puderam ser inauguradas oficialmente agora, por conta do período eleitoral. No ato, o aluno Pyter falou sobre o que representa o CNME para o processo de construção de conhecimentos, destacando que os temas abordados nas aulas fazem relação com o cotidiano dos estudantes, tornando a aprendizagem mais significativa e relevante para os jovens, assim como as diversas estratégias usadas pelos professores que tornam a aula mais atrativa.

CNME

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Centro Nacional de Mídias da Educação transmite aulas ao vivo, do estúdio do CNME, em Manaus, a estudantes que estão distribuídos em 150 escolas públicas de 17 estados brasileiros. As escolas participantes foram equipadas com antenas, monitores, computadores, entre outros equipamentos e os conteúdos, produzidos a partir de temáticas ou eletivas sugeridas pelas Secretarias de Educação.

Para a execução do projeto foram formados 12 professores da rede pública de diferentes Estados, que estão atuando diretamente do estúdio do CNME, e mais 150 professores mediadores de diferentes escolas do país. As turmas de Ensino Médio, compostas por cerca de dez mil estudantes, estão participando de aulas eletivas nas áreas de Tecnologia e Mundo do Trabalho. Professores e estudantes podem também se conectar no site do CNME (cnme.mec.gov.br) ou baixando gratuitamente o aplicativo do CNME.

 

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.