GEMCD promove a oficina "Arduino e PictoBlox" em parceria com IFAM

postado por person Marcondes Nunes Correa Junior   há 10 meses   Educação

A iniciativa “GEMCD em Serviço” é realizada pela Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais - GEMCD/CEMEAM e consiste na organização de um cronograma de atividades integradoras semanalmente e dentre uma delas, está a realização de encontros para socialização de atividades profissionais de rotina e de encontros para estudos direcionados às temáticas dos projetos que a equipe desenvolve.

A iniciativa visa tornar as atividades realizadas dentro da Gerência de conhecimento de todos, prevendo inclusive uma rede de apoio entre os colegas. Cada servidor indica a data e a temática que abordará. As datas são previamente definidas por um cronograma e cada um escolhe a que melhor se adequa às suas demandas.

Durante os dias 08, 09 e 10 de maio, o encontro contou com a participação de Almir Júnior, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação do Amazonas (PPGET-IFAM) e professor efetivo do Núcleo de Computação (NUCOMP) da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Além disso, sua área de interesse se concentra em: Aprendizagem Criativa; Objetos de Aprendizagem; Robótica Educacional; Computação Física; Pensamento Computacional; Metodologias Ativas; entre outros.

A oficina realizada teve como tema "Integrando Arduino e PictoBlox", mesclando teoria e prática, foram abordados os tópicos: Fundamentos do PictoBlox; Fundamentos do Arduino; Desafios práticos – Programando sensores e componentes; e Projetos - Integrando Arduino e PictoBlox. O Arduino é uma plataforma programável de prototipagem eletrônica de placa única e hardware livre, que permite aos usuários criar objetos eletrônicos interativos e independentes. O PictoBlox é um aplicativo de codificação educacional baseado em blocos com recursos aprimorados de interação de hardware e tecnologias emergentes, como robótica, IA e aprendizado de máquina.

Após a realização da oficina, os integrantes da GEMCD deverão realizar a integração dos conceitos aprendidos com os projetos em andamento, como por exemplo, o Fazer para Aprender, realizando um portfólio de práticas para apoiar os professores e alunos e assessorar os projetos a serem desenvolvidos nas escolas. Além disso, outras oficinas serão realizadas internamente e parcerias podem ser formalizadas com o CEPAN.

Abaixo, seguem alguns depoimentos dos integrantes da equipe da GEMCD relatando qual a importância de aprender programação e robótica:

“A educação se move com criatividade, autonomia, resolução de problemas e oportunidade. Aprender programação e robótica, vai além de aprender o novo, mas fazer o novo, melhorar o que já existe e oferecer novas possibilidades para a comunidade, para a escola, para a sociedade”.

Carolina Oliveira - Coordenadora da GEMCD

“Aprender robótica é fundamental para uma aprendizagem baseada em solução de problemas. O aluno se encanta com a possibilidade de ajudar a solucionar algo do seu cotidiano e isso faz com que ele tenha mais curiosidade para seguir em frente com os seus estudos. Sem falar na habilidade organizacional e de raciocínio lógico que o aluno passa a desenvolver. Certamente a robótica só traz benefícios para os estudantes”.

Jeanne Araújo - Coordenadora da GEMCD

“Ambos são essenciais para o auxílio, facilitação e evolução da vida do ser humano.”

Edirley Castro - Técnico GEMCD

“Sempre tive curiosidade sobre a área e foi bom entender a lógica por trás de itens que estão presentes no nosso dia a dia, como o conhecimento aplicado desses dispositivos e estes processos facilitam nossa vida. Uma área com grandes aplicações e um vasto campo para estudo motiva a querer a buscá-la cada vez mais”.

Marcelo Gama - Técnico GEMCD

“Em primeiro lugar agradeço ao professor Almir Júnior por todo conhecimento compartilhado nesses dias de formação, foi de extrema importância compreender a programação dos arduinos com a plataforma colaborativa PictoBlox, utilizamos sensores e aprendemos sobre automação na prática, tenho certeza que essa iniciativa nos ajudará no processo de  multiplicação de conhecimento para os nossos professores e alunos!”

Tairone Santos - Técnico GEMCD

“Ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre robótica e programação, poder experimentar na prática esses saberes foi uma experiência muito importante e enriquecedora.”

Ylana Katrim - Técnica GEMCD

Nosso contato: gemcd@seduc.net