Além de anunciar a expansão da rede de estações de satélites do Centro de Mídias, Eduardo Braga anunciou que o Governo do Estado também está firmando contrato com a empresa norte-americana Hughes e proverá a conectividade, via sistema Wi-fi, de todos os 61 municípios do interior até o ano de 2010. De acordo com o governador a ação permitirá um gerenciamento de maior qualidade do Estado, uma vez que instituições públicas, dentre as quais, escolas, delegacias, postos de gestão ambiental, hospitais e centros de saúde estarão conectados entre si.
Na teleconferência que contou com a participação de jornalistas de São Paulo, o governador Eduardo Braga destacou que com a ampliação da plataforma de comunicação à distância, além de prover o ensino básico para populações de áreas distantes da capital, o Governo do Estado abrirá novas perspectivas de formação e qualificação de mão-de-obra para o interior e principalmente para os que moram em zonas rurais do Amazonas.
“Com a consolidação desta plataforma que já é um sucesso na oferta de ensino básico desde o ano passado, abriremos possibilidades para que o homem do campo receba capacitações sobre técnicas de extrativismo, agricultura familiar e desenvolvimento sustentável, por exemplo”, citou o governador.
Eduardo Braga acrescentou que com a ampliação do centro de Mídias, o Governo do Estado também dará novo impulso ao processo de formação e aperfeiçoamento dos professores da rede pública. “Hoje o Amazonas é um dos únicos estados brasileiros que cumpriu o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e possui 100% de seus professores graduados em nível superior, dos quais 22% já qualificados com algum tipo de especialização. Com a implantação e consolidação destes recursos tecnológicos de educação à distância hoje anunciados, passamos a trabalhar com uma meta ousada, onde o Governo do Estado trabalhará para que até o ano de 2010, pelo menos 50% de nossos professores da rede pública já tenham especializações”, anunciou Braga.
Expansão em Números
O projeto de educação à distância desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Seduc é denominado Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica e teve início no ano de 2007, atendendo a 42 municípios e dispondo de 203 antenas. Com a ampliação do Programa, anunciada ontem pelo Governador Eduardo Braga, serão 406 os pontos atendidos pela Seduc, que levarão as aulas de ensino médio a mais de 700 comunidades de todos os municípios do Amazonas e beneficiando aproximadamente 20 mil alunos.
“O desenho tecnológico deste projeto é pioneiro no mundo para a educação básica. Ao introduzirmos esse sistema, tínhamos a consciência de que o mundo inteiro caminhava para o uso da tecnologia como instrumento educacional”, ressaltou o secretário da Seduc, professor Gedeão Timóteo Amorim.
Além do Governador Eduardo Braga, também participaram da teleconferência, a secretária Executiva da Seduc, Marly Honda, a secretária de Educação Adjunta do Interior, Magaly Régis e coordenadora pedagógica do Centro de Mídias, Socorro Medeiros.