Comunidades rurais terão Ensino Fundamental, via satélite

postado por person Admin   há 15 anos   Geral

O secretário da Seduc anunciou a expansão das atividades do projeto na aula de encerramento das atividades letivas de 2008, na última quinta-feira. Interagindo com as comunidades rurais por meio do sistema de IPTV, o titular da Seduc agradeceu ao empenho de todos os estudantes, professores e técnicos envolvidos com o projeto e, finalizando o segundo ano de atividades do projeto, falou sobre as perspectivas de expansão para o próximo ano.

“Criado pelo Governo do Estado, este é um empreendimento de sucesso que ganhou notoriedade internacional, atendendo a 18 mil estudantes somente em 2008. No próximo ano, consolidaremos ainda mais o projeto e vamos expandi-lo, desenvolvendo também atividades letivas no segmento de ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. Estamos em fase de planejamento para atender a esta nova modalidade de ensino já no ano de 2009”, anunciou Gedeão Amorim.

Fazendo um balanço das ações, o secretário ressaltou que em um curto espaço de tempo – dois anos de atividades – o Centro de Mídias ganhou importantes prêmios no segmento de educação e tecnologia a distância e tornando-se referência. “O ministro da Educação, Fernando Haadad, conheceu in loco nosso centro de Mídias e enfatizou que este é um projeto pioneiro que deve ser usado como modelo para futuras ações do Ministério. Hoje, estados brasileiros como a Bahia, por exemplo, estão fazendo contato conosco e, tendo em vista o grande alcance e a relevância social do projeto amazonense, também devem utilizá-lo como modelo”, disse Gedeão.

Sobre a expansão do projeto para o atendimento na modalidade de Ensino Fundamental, Gedeão disse que a Seduc está fazendo o planejamento desta nova ação e já deve colocá-lo em prática no próximo ano. “Por iniciativa do governador Eduardo Braga, novos estúdios de transmissão estão sendo viabilizados e as aulas via satélite para as séries de 6º ao 9º ano do ensino fundamental devem ser ministradas nos períodos matutino e vespertino”, anunciou.

Números

Por meio do Centro de Mídias, a Seduc leva o ensino médio a comunidades rurais amazonenses onde não havia esta oferta por falta de professores formados especificamente para a área. Em 2008, por meio desta iniciativa, aproximadamente 700 comunidades foram atendidas em todos os 62 municípios e 18 mil alunos foram beneficiados com aulas transmitidas ao vivo de segunda à sexta-feira. 565 profissionais estão integrados com o projeto e duas mil horas de aulas já foram registradas nos dois anos de atendimento.