Notícias

Cerimônia de comemoração dos 10 anos do Centro de Mídias

Cerimônia de comemoração dos 10 anos do Centro de Mídias

postado por person Admin   há 6 anos   Geral


 

A divulgação do resultado do Concurso Cultural dos 10 anos do Cemeam foi apresentada aos convidados no auditório que puderam ver nas categorias Poesia e Paródia os vencedores ao vivo por meio do sistema. O primeiro lugar na poesia, e que ganhou um computador como premiação, foi Igor Andrade Ribeiro,17, da 3ª série do Ensino Médio de Boa Vista do Ramos. Na paródia, Nova Olinda do Norte, sendo representada pelo estudante Emanuel Charles.

 

O Governador do Estado, David Almeida, em seu pronunciamento, parabenizou o Cemeam pelo belíssimo trabalho desenvolvido nos últimos anos para a educação. “É muito importante estarmos comemorando a educação de qualidade para esses alunos. E é esse o compromisso do Governo do Amazonas, dar ao aluno qualidade de educação que ele recebe em sala de aula, e sem dúvida alguma, a Secretaria de Educação está de parabéns e a todos que estão envolvidos nesse processo de educação”. 

 

 

 

 

 

 

O secretário de SEDUC, professor doutor Arone do Nascimento Bentes, explica que o Cemeam é uma joia para o povo amazonense. “É uma preciosidade e nós estamos de parabéns, pois manter essa proposta de ensino inovadora no mundo, vai muito além do ensino à distância que costumamos dizer. O Cemeam transforma o Amazonas e uma imensa sala de aula”.

 

História

Em 9 de julho de 2007, alunos do Ensino Médio do interior assistiam a primeira aula presencial com medição tecnológica, feito inédito para a época e para a educação. A partir de então, começou a ser desenvolvido um projeto inovador de educação, com a utilização de recursos tecnológico para os lugares mais distantes do interior do Estado.

Antes de consolidar um projeto de referência internacional, em 2004, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) vinha realizando um levantamento nos 62 municípios do Estado, a respeito da demanda escolar. Muitas comunidades rurais estudavam até o 9º ano do Ensino Fundamental e não davam continuidade aos estudos, devido às escolas do Ensino Médio, na época, serem distribuídas em polos. Muitas escolas tradicionais não chegavam em boa parte dos alunos. Outro lado, foi a falta de profissionais habilitados suficiente para atender a demanda geográfica do Estado.

Portanto, a ideia encontrada pela SEDUC foi unir tecnologia de transmissão via satélite, a videoconferência multiponto, como ferramenta pedagógica, e metodologicamente presencial. Foi assim, que o Governo do Amazonas investiu na ampliação diversificada para o atendimento dos alunos da rede pública de forma inédita no mundo. Em, 2006 teve a aprovação e autorização no dia 04 de abril de 2006 do curso de Ensino Médio Presencial com Mediação tecnológica na Resolução CEE/AM. Além de inovadora e de qualidade, a tecnologia e a comunicação invadiram diversas comunidades ao longo desses 10 anos de educação.

 

Ensino Presencial Com Mediação Tecnológica

São as aulas produzidas por professores mestres do Cemeam que se transformam em peças televisivas na central de produção educativa para TV, como por exemplo, animações em 3D para ilustrar, podendo facilitar e tornando a aulas mais atrativas. Essa concepção pedagógica e comunicacional que usa recursos de interatividade ganhou e vem ganhando muito espaço nos últimos tempos.

As aulas são transmitidas ao vivo, diariamente, para as comunidades, simultaneamente no horário regular. O curso possui a mesma carga horária do ensino regular, a diferençaa está na medição tecnológica.

No turno da tarde e da noite, os alunos são acompanhados por um professor que desempenha a função de mediador e facilitador. É ele quem coordena a sala nas comunidades que recebe o sinal.

 

Equipamentos

O Cemeam possui sete salas de studios, os conteúdos educativos podem ser acompanhados nas salas de aula que recebem essa produção, por meio de um kit tecnológico que é composto por uma TV 42 polegadas que transmite as aulas, por meio da interatividade por IP. Cada sala tem uma antena, computador, impressora, webcam, microfone, telefone IP, nobreak, e para complementar essa estrutura tem disponível nas salas o acesso à Internet.

As transmissões iniciaram em 2007, para turmas da 1ª série do Ensino Médio, em 42 municípios, 340 comunidades, 260 salas de aulas e no total 10 mil alunos. E hoje, ao longo desses 10 anos, os números aumentaram, a agora tem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio e Ensino Fundamental. São 62 municípios alcançados, 3.000 comunidades, 2.051 salas de aula e atendendo 43.173 alunos.

O diretor do Cemeam, Sérgio Araújo, se pergunta como seria a vida dos  alunos das comunidades mais  distantes sem o Centro de Mídias. “Se não tivesse o Centro de Mídias?  Hoje atendemos perto de 44 mil alunos, o que seria desses alunos, tendo em vista que não é possível ter uma escola regular nessa comunidade? Esses alunos iriam migrar para as sedes ou eles iam parar de estudar. O Cemeam se configura nessa solução de levar educação para essas pessoas e educação de excelente qualidade”, enfatizou.

 

Saber +

A plataforma Saber +, lançando em 2016, disponibiliza conteúdos pedagógicos digitais, com indicações de vídeos, animações, infográfico, videoaulas, divididas por categorias e disciplinas. O ensino dinamizado acontece extra classe, podendo ser acessado gratuitamente por alunos rede pública estadual, professores e gestores.

 

Prêmios conquistados pelo Cemeam

E-Learning Brasil –  2008/2009/2010/2012

Wise- Quatar Fundation – 2008

Premio “A Rede” momento editorial -2008

Learning Impact Awards da Espanha -2008

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social – 2011

E-Learning & Performance Brasil – 2013/2014 (Ação Social) /2015/2016/2017

 

Transmissão da cerimônia via Facebook

 

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.