Notícias

Centro de Mídias forma primeira turma de ensino médio

Centro de Mídias forma primeira turma de ensino médio

postado por person Admin   há 14 anos   Geral


A formatura da primeira turma de ensino médio do Centro de Mídias marca os três anos de funcionamento do projeto. Os oito mil estudantes que iniciaram os estudos em 2007, de 46 municípios das 334 comunidades rurais do Amazonas, participarão da cerimônia interagindo com as autoridades presentes ao evento através de videoconferência em tempo real. Estarão presentes na solenidade o Governador Eduardo Braga, o vice-governador Omar Aziz e o Secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim.

Atualmente, mais de 25 mil alunos de 1.000 comunidades rurais em todos os 62 municípios do Estado do Amazonas integram o projeto, que além de atender todas as séries do ensino médio, beneficia estudantes do 6º ano do ensino fundamental e em 2010, deve atender também alunos do 7º ano do ensino fundamental.

As aulas do Centro de Mídias são geradas via satélite em Manaus para as comunidades rurais do Amazonas, por meio do sistema de IPTV – modalidade de videoconferência, com interatividade de som, imagens e dados.

No estúdio do Centro de Mídias, que fica em Manaus, professores especialistas ministram aulas que são transmitidas em tempo real para comunidades rurais do Amazonas, permitindo que os estudantes possam conversar e tirar suas dúvidas durante as aulas. Na outra ponta, um professor que desempenha o papel de mediador e facilitador, coordena as aulas na classe da comunidade rural. As aulas são todas minuciosamente planejadas por professores de cada disciplina, que utilizam recursos como trechos de filmes, obras de arte e animações em 3D para ilustrar suas aulas e facilitar a assimilação do conteúdo por parte dos alunos.

De acordo com o Secretário de Educação do Estado, professor Gedeão Amorim, a formatura sela o reconhecimento de um projeto de ensino que é pioneiro no Brasil. “Estamos utilizando a tecnologia para promover o desenvolvimento social por meio da educação”, citou.

Índice de abandono sete vezes menor que o nacional

Com 88,6% de aprovação e 2,5% de abandono no período 2008/2009, enquanto os índices nacionais apontam, respectivamente, 75,3% e 14,10%, o Centro de Mídias conquistou em 2009 cinco prêmios, sendo três internacionais na Espanha e Catar, e vem expandindo e melhorando o ensino à distância mediado por essa tecnologia.

Ao todo, mil comunidades são atendidas pelo projeto, com previsão de expansão para 1,5 mil comunidades neste ano de 2010. No ano passado, a Seduc, que gerencia e coordena o Centro de Mídias, aumentou 40% o número de equipamentos e antenas instaladas nos municípios do interior. “O projeto é audacioso e atende o maior Estado da federação em todos os seus municípios”, afirmou o titular da Seduc, Gedeão Amorim.

Prêmios conquistados pelo Centro de Mídias

  • E-learning Brasil 2008/2009

Referência Nacional

Categoria Educacional

  • E-learning Brasil 2009/2010

Referência Nacional

  • Learning Impact Awards 2009

Gold Awards

Best Student Sucess Solution

  • Wise Awards 2009 (Qatar)

Best Project With real and positive impact on innovation education

  • Arede de Inclusão Digital 2009

Categoria Especial Educação

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.