Notícias

Centro de Mídias da Seduc vence prêmio internacional de educação no Qatar

Centro de Mídias da Seduc vence prêmio internacional de educação no Qatar

postado por person Admin   há 14 anos   Geral


O Centro de Mídias de Educação do Amazonas, com o Projeto ‘Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica’, concorreu com 394 projetos de todo o mundo e foi o vencedor na categoria Inovação.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, este é o sexto prêmio conferido ao Centro de Mídias da Seduc. “Os últimos dois foram em maio deste ano, na Learning Impact Awards 2009, em Barcelona, na Espanha, onde recebeu o prêmio principal na categoria Gold Awards e a premiação adicional Best Student Success Solution, que representou a melhor solução tecnológica para melhorar os indicadores escolares”, informou.

O diretor do Centro de Mídias de Educação, José Augusto Melo, explicou que a premiação de iniciativa do Qatar indica as ações premiadas como referência mundial em três categorias: Pluralismo (para atividades que gerem maior respeito à diversidade ou ampliem o acesso e a igualdade na educação); Sustentabilidade (para iniciativas que abordem, de forma inovadora, a sustentabilidade e contribuam, assim, para a criação de sociedades globais sustentáveis) e Inovação (para práticas educacionais que explorem as novas tecnologias da informação e da comunicação em prol do acesso e intercâmbio de conteúdos educacionais)”, declarou Augusto Melo.

O Prêmio será entregue durante a Cúpula Mundial de Inovação para a Educação (World Innovation Summit for Education WISE), que acontece em que acontece na cidade de Doha, na Península Arábica, entre os dias 16 e 18 de novembro deste ano, no qual participam representantes de 120 países.

José Augusto Melo ressalta que a Seduc por meio do Centro de Mídias segue com ampla divulgação positiva na mídia nacional e internacional. “Demonstrando que o Governo do Estado do Amazonas está no caminho certo para atingir suas metas educacionais, utilizando para isso soluções tecnológicas de forma inovadora”, completou.

Aulas via-satélite e em tempo real

Por meio do Centro de Mídias de Educação, as aulas são geradas via satélite para as comunidades rurais do Amazonas e acontecem por meio do sistema de IPTV, com interatividade de som, imagens e dados. No estúdio do Centro de Mídias, que fica em Manaus, professores especialistas ministram aulas que são transmitidas em tempo real para comunidades rurais do Amazonas.

Na outra ponta, um professor que desempenha o papel de mediador e facilitador, coordena as aulas na classe da comunidade rural. As aulas são todas minuciosamente planejadas por professores de cada disciplina, que utilizam recursos como trechos de filmes, obras de arte e animações em 3D para ilustrar suas aulas e facilitar a assimilação do conteúdo por parte dos alunos.

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.