Centro de Mídias da Seduc transmite solenidade de abertura do ano letivo da Escola de Contas do TCE para o interior

A abertura do ano da Escola de Contas contou com palestra magna no governador do Estado, José Melo.

Para uma plateia formada por prefeitos, gestores municipais e estaduais e autoridades do Judiciário e Legislativo, o governador destacou as potencialidades econômicas do Estado, falou de projetos em execução pelo Governo do Amazonas e enfatizou que o rigor na aplicação da verba pública qualifica os investimentos.

José Melo exaltou o papel da corte de contas do Amazonas. Disse que a fiscalização rigorosa e a análise minuciosa das contas pressionam os gestores a buscarem correção e eficiência na condução dos gastos públicos, mas lembrou que dificuldades estruturais dos municípios e a falta de conhecimento exigem atenção especial por parte do Tribunal. “Pela falta de estrutura, muitas vezes, a aplicação do recurso se dá de maneira inadequada”, frisou.

“A gente louva a postura do Tribunal. Temos municípios longínquos como Pauini, por exemplo, que não tem uma estrutura administrativa e jurídica para interpretar de forma correta as questões relacionadas à boa aplicação do dinheiro público. Esses precisam de uma atenção maior. Aqui em Manaus, que tem tudo isso, aqui e acolá erram, imagina nesses municípios menores. Bato palmas para o tribunal nessa iniciativa e a Escola de Contas Públicas tem sido fundamental para preparar o gestor na prestação de contas”, acrescentou.

A solenidade contou com a participação da secretária Executiva da Seduc, Calina Mafra Hagge.

Escola de Contas

Criada há seis anos, a Escola de Contas tem alcançado resultados positivos. Só nos últimos dois anos, de acordo com o TCE-AM, 25,3 mil pessoas foram certificadas nos 62 municípios do Estado. Para este ano, a meta é aumentar em 30% o número de vagas para capacitação com a abertura do novo prédio da escola em Manaus e o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), através do Centro de Mídias. Fruto dos avanços na qualificação, o órgão digitalizou 100% do processo de prestação de contas, afirmou o presidente do Tribunal, o conselheiro Ari Jorge Moutinho.

Centro de Mídias

A tecnologia é a ferramenta utilizada pelo Governo do Amazonas para encurtar distâncias e levar educação aos lugares longínquos do maior estado brasileiro. Graças ao projeto “Ensino Presencial com Mediação Tecnológica” perto de 50 mil estudantes de mais de 3 mil comunidades do Estado estão tendo acesso ao Ensino Médio e Ensino Fundamental.

As aulas são ministradas de estúdios de televisão localizados no Centro de Mídias, em Manaus, em formato de teleconferência. Até então, o Ensino Médio (e em alguns casos também o ensino fundamental) nunca havia sido ofertado para essas comunidades, o que forçava o estudante a sair do local em que morava para continuar os estudos nas sedes dos municípios ou na capital do Estado.

Para dar suporte tecnológico a entidades e instituições públicas que necessitam prestar informações para a população do interior do Amazonas, sobretudo aos que residem em comunidades rurais de difícil acesso, o Governo do Estado tem disponibilizado a estrutura tecnológica do Centro de Mídias de Educação para a realização de videoconferências.

Dentre as várias instituições públicas que fazem uso do sistema de comunicação com mediação tecnológica, via satélite, para interagir com a população do interior estão a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a Secretarias de Estado de Administração e Gestão (Sead), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dentre outras.