Notícias

Centro de Mídias da Seduc ganha prêmio Nacional

Centro de Mídias da Seduc ganha prêmio Nacional

postado por person Admin   há 15 anos   Geral


No último dia 25 de junho, o coordenador do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, José Augusto Melo, representando o governador Eduardo Braga e o secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, recebeu o prêmio máximo concedido pela MicroPower, empresa especializada em gestão de aprendizagem e que é promotora do evento juntamente com a Associação Brasileira de Educação a Distância, Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e as empresas Intel e Microsoft.

Para o secretário da Seduc e formulador do projeto que está beneficiando estudantes das comunidades rurais do Amazonas, Gedeão Timóteo Amorim, o prêmio máximo concedido ao Amazonas, coroa o esforço e empenho do Governo do Estado em favorecer o desenvolvimento de pessoas que até então não tinham acesso à educação.

“Nosso projeto é um projeto de vanguarda e que não tem precedentes em nenhum outro país. Por meio dele, com um estúdio de vídeo em Manaus, a Seduc transmite aulas diárias ministradas por um grupo de professores mestres e especialistas. As aulas são geradas via-satélite e recebidas em 520 salas de aulas, instaladas nas zonas rurais dos 62 municípios do Amazonas”, explicou Gedeão Amorim, ressaltando que na ocasião de sua inauguração, o projeto Centro de Mídias foi elogiado pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, que assinalou com a perspectiva de utilizar o exemplo amazonense como modelo para ações futuras a ser desenvolvidas em outros pontos do país.

De acordo com o coordenador do Centro de Mídias, Augusto Melo, os estudantes da zona rural integrados ao projeto da Seduc têm aulas diárias no período noturno, são auxiliados por professores presenciais (em suas comunidades) e em cada localidade interiorana acompanham as aulas via satélite a partir de uma TV 38 polegadas e demais equipamentos tecnológicos que permitem a interação em tempo real com professores que ficam no estúdio em Manaus. Dentre os equipamentos, segundo Augusto Melo, o Governo do Estado equipou cada sala-de-aula com microcomputador, web-cam, telefone IP, dentre outros recursos. 

Centro de Mídias

Criado em 2007, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas possui como projeto matriz o “Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica”. Trata-se de uma Central de Produção Educativa que transmite diariamente através da TV, aulas ao vivo por meio de uma solução de videoconferência que permite ao aluno a interação em tempo real com o professor ministrante. O curso tem a mesma carga horária do ensino regular e 200 dias de aula por ano.

Hoje, cerca de 17 mil estudantes, provenientes de comunidades rurais são beneficiadas pelo projeto. No ano de 2007, o projeto chegou a 42 municípios e foi expandido para todos os 62 neste ano de 2008.

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.