Notícias

Centro de Mídias da Seduc é vencedor de prêmio internacional, em Barcelona

Centro de Mídias da Seduc é vencedor de prêmio internacional, em Barcelona

postado por person Admin   há 14 anos   Geral


O prêmio é coordenado pela IMS Global Learning Consortium que reconhece os melhores usos da tecnologia como promoção da aprendizagem no mundo. O Centro de Mídias foi selecionado como projeto finalista disputando com iniciativas inscritas de diversos países concorrendo ao prêmio máximo, cuja avaliação final foi consolidada nesta quinta-feira, na Conferência Mundial da IMS, em Barcelona.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, a notoriedade que o Centro de Mídias vem adquirindo no cenário nacional e internacional, deve-se ao seu caráter inovador no uso de novas tecnologias no processo de ensino e, sobretudo, ao impacto social gerado pelo projeto em benefício das mais de 750 comunidades rurais e dos 20 mil estudantes atendidos.

“A conquista deste importante prêmio internacional é indicativo de que o Governo do Estado realiza um trabalho de vanguarda, sendo reconhecido pela eficácia de suas ações em prol do desenvolvimento de sua população”, apontou o secretário.

Em Barcelona, o Governo do Estado e a Seduc estiveram representados pelo coordenador do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, José Augusto de Melo.   

Aulas via-satélite e em tempo real

As aulas de ensino médio geradas via satélite para as comunidades rurais do Amazonas acontecem por meio do sistema de IPTV (Internet por Televisão), com interatividade de som, imagens e dados. No estúdio do Centro de Mídias, que fica em Manaus, professores especialistas ministram aulas que são transmitidas em tempo real para comunidades rurais do Amazonas.

Na outra ponta, um professor que desempenha o papel de mediador e facilitador, coordena as aulas na classe da comunidade rural. As aulas são todas minuciosamente planejadas por professores de cada disciplina, que utilizam recursos como trechos de filmes, obras de arte e animações em 3D para ilustrar suas aulas e facilitar a assimilação do conteúdo por parte dos alunos.

Destaque na Mídia Nacional e Internacional

Por conta de sua expressividade, além de receber vários prêmios (Prêmio E-Learning/SP e Prêmio Learning Impact Awards/ESPANHA), o Centro de Mídias vem sendo reconhecido pela imprensa nacional e internacional como uma iniciativa de excelência em educação.

Neste último mês, por exexmplo, ganhou notoriedade sendo tema de reportagens veiculadas no Jornal Nacional (Rede Globo de Televisão) e também no jornal impresso L’EXPRESS, da França.

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.