Centro de Mídias da Seduc é premiado como referência nacional em educação

O objetivo da videoconferência era permitir que as gerências municipais de imunização e também os representantes das secretarias municipais de Saúde e de Educação – que serão parceiras na realização da campanha – tirassem todas as dúvidas sobre a programação da vacinação, questões técnicas envolvendo o assunto e toda a logística que está sendo montada para assegurar o sucesso da ação.

O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, iniciou o evento explicando um pouco sobre o vírus HPV e seu contágio. A coordenadora estadual de Imunização, Izabel Nascimento também participou da ação.

De acordo com Bernardino, até o final do mês as 180 mil doses da vacina já devem estar em Manaus e começarão a ser distribuídas aos municípios. Nessa primeira etapa devem ser vacinadas 90 mil meninas entre 11 e 13 anos. Ele explicou como vai funcionar a campanha.

“A campanha vai se desenvolver nas escolas, principalmente. Com referencia nas unidades básicas dos centros de saúde de cada município. Nós também vamos enviar, além das vacinas, todo o material educativo de orientações, não só de esclarecimento a respeito da vacina, mas sobre doença, além de material de consumo que vai ser utilizado na vacinação”

Lançamento da campanha na capital e no interior

A Campanha de Vacinação contra o HPV terá como público-alvo as meninas na faixa etária de 11 a 13, matriculadas nas redes pública e particular de ensino, em todo o Estado. A abertura da campanha de vacinação na capital será no dia 9 de agosto, numa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus. No interior, o lançamento será no dia 10 de agosto, com um evento oficial de abertura realizado pelo Governo do Estado no município de Borba.

O investimento do Governo do Estado para a realização da campanha será de aproximadamente R$ 15,2 milhões, sendo R$ 12,2 milhões para aquisição das vacinas e o restante para aplicação na logística, material de consumo e material educativo.

O Amazonas foi o primeiro Estado da Federação a implantar o Programa de Imunização contra o Papilomavirus Humano (HPV). A medida faz parte das ações de enfrentamento e prevenção ao câncer do colo do útero, desenvolvidas pelo Estado. Este tipo de câncer – que tem uma alta taxa de incidência no Estado – está relacionado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV. Os subtipos HPV-16 e HPV-18, por exemplo, estão associados a 70% dos cânceres cervicais.

O secretário Wilson Alecrim explica que o Governo do Estado está fazendo a aquisição da vacina que será utilizada em todo o interior e, também, nas escolas da rede pública estadual e particular, da capital. A Prefeitura de Manaus será parceira nos investimentos e ficou responsável pela aquisição das vacinas que serão utilizadas na imunização das meninas matriculadas nas escolas públicas da rede municipal.

Fonte: Agecom

Foto: Roberto Carlos/Agecom