Notícias

Campanha Educacional de Combate ao Trabalho Infantil

Campanha Educacional de Combate ao Trabalho Infantil

postado por person Admin   há 5 anos   Educação


Com o objetivo de sensibilizar professores, alunos e a sociedade em geral sobre os prejuízos ocasionados pelo Trabalho infantil, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas - CEMEAM, promoverá no período de 11 a 15 de junho a Campanha Educacional de Combate ao Trabalho Infantil, que tem como tema “LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA!”, alusiva ao dia temático - 12 de junho - Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil.

A campanha é uma iniciativa da Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais - GEMCD, do CEMEAM, e tem como principal finalidade mobilizar a comunidade escolar e a sociedade em geral para a ampla reflexão acerca da importância de proteger as crianças dessa condição nefasta do trabalho infantil, ressaltando a necessidade da denúncia dessa violência que destrói a inocência e perspectivas de futuro de nossas crianças.

Na plataforma Saber Mais estão disponibilizados alguns recursos pedagógicos digitais: vídeos educativos, Slides - Trabalho não é coisa de Criança, posts para redes sociais e um mural interativo para que o público em geral manifeste a sua opinião sobre a temática na escola. Acesse: http://www.sabermais.am.gov.br

Precisamos proteger e cuidar de nossas crianças e adolescentes, afinal, eles são o futuro da nossa sociedade. As crianças e adolescentes que se submetem ao trabalho infantil tendem a se afastar da escola, ocasionando um déficit educacional e distorção idade e série. Além disso, a vítima do trabalho infantil pode sofrer prejuízos em seu desenvolvimento físico, psicossocial, cognitivo e emocional, caracterizando sequelas por várias gerações. 

Por esse motivo, o trabalho infantil é considerado uma das formas mais perversas e cruéis de violência contra a crianças e adolescentes. Denunciar é a melhor forma de combater esse crime. 

Em caso de suspeitas qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar, o CRAS mais próximo, ou mesmo por uma ligação anônima para o Disque 100.

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.