Notícias

Alunos de escola estadual Almirante Ernesto participam do “Scratch Day”

Alunos de escola estadual Almirante Ernesto participam do “Scratch Day”

postado por person Lucas Maciel   há 10 meses   Geral


Notícias | 18 Outubro 2024

Escola atrelou o uso de tecnologias pelos alunos com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista, localizada no bairro Vila Buriti, na zona sul de Manaus, promoveu, nesta sexta-feira (18/10), a 3º edição do “Scratch Day” da unidade de ensino. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).

O Scratch Day é um evento mundial, que busca impulsionar o uso de tecnologias digitais e metodologias ativas no aprendizado. O evento é organizado a partir de uma variedade de oficinas, jogos, gincanas e brincadeiras e tem como objetivo ensinar a lógica da programação para crianças e adolescentes. 

Os alunos vêm se preparando para o evento desde abril deste ano, e cada turma ficou responsável por apresentar trabalhos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O tema oficial estabelecido pela escola foi “Reflexos da minha alma: transformando desafios em oportunidades”, e buscou trazer discutir o reflexo que estamos deixando para o mundo em que vivemos.

Ao todo, foram dez salas temáticas , onde alunos do 4º ao 9º ano puderam apresentar seus projetos , pinturas e esculturas. Durante o evento, os estudantes também apresentaram seus desenhos e a plataforma que os transforma em animações. 

Para a professora de Artes e Literatura, Ariadine Marques, que foi uma das professoras responsáveis pela coordenação dos alunos, o empenho de todos eles em apresentar os trabalhos realizados é admirável.

“São temas que focam a sustentabilidade, reciclagem, tanto é que teve um desfile sustentável com as meninas do 9º ano, os meninos do 7º ano trabalharam as ODSs, e todo o material utilizado pelos alunos foi sustentável”, ressaltou a professora.

 

Desenvolvimento da criatividade

A aluna do 7º ano 2, Ágatha Ramos, 13, apresentou seu projeto que utiliza tecnologia para alertar barqueiros sobre o nível do rio durante as viagens. O projeto foi elaborado com a ajuda de outros seis alunos e tem sua importância, principalmente, em períodos de vazante.

“Esse ano é o meu segundo ano no Scratch day, então estou achando muito legal, é muito bom os projetos que estão acontecendo porque nos ensinam muitas coisas”, disse.

Em outra sala temática, alunos do 4º e 5º ano apresentaram a Literatura de Cordel no ambiente escolar por meio de uma peça teatral que contava características sobre o gênero literário, além de uma adaptação da história da Chapeuzinho Vermelho.

Para a professora de história Mary Florêncio, que também ajudou na organização do evento, o dia foi de celebração.

“Trabalhar com esse tipo de evento é muito gratificante para os nossos estudantes, porque por meio disso eles estão desenvolvendo a criatividade, o raciocínio lógico, a resolução de problemas. Ao construir um jogo dentro de uma plataforma com lógicas de programação, isso enriquece muito o aprendizado dos nossos alunos”, ressaltou a professora.

De acordo com a coordenadora da CDE 2, Silvia Porfírio, o Scratch Day sempre atrai muito a atenção dos alunos por tratar da tecnologia como uma aliada da educação.

“É uma forma muito positiva de levar os conteúdos do dia a dia da sala de aula, juntamente com a tecnologia para a aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou a coordenadora.

TEXTO: Maria Eloá

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.