Notícias | 18 Outubro 2024
Escola atrelou o uso de tecnologias pelos alunos com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista, localizada no bairro Vila Buriti, na zona sul de Manaus, promoveu, nesta sexta-feira (18/10), a 3º edição do “Scratch Day” da unidade de ensino. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).
O Scratch Day é um evento mundial, que busca impulsionar o uso de tecnologias digitais e metodologias ativas no aprendizado. O evento é organizado a partir de uma variedade de oficinas, jogos, gincanas e brincadeiras e tem como objetivo ensinar a lógica da programação para crianças e adolescentes.
Os alunos vêm se preparando para o evento desde abril deste ano, e cada turma ficou responsável por apresentar trabalhos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O tema oficial estabelecido pela escola foi “Reflexos da minha alma: transformando desafios em oportunidades”, e buscou trazer discutir o reflexo que estamos deixando para o mundo em que vivemos.
Ao todo, foram dez salas temáticas , onde alunos do 4º ao 9º ano puderam apresentar seus projetos , pinturas e esculturas. Durante o evento, os estudantes também apresentaram seus desenhos e a plataforma que os transforma em animações.
Para a professora de Artes e Literatura, Ariadine Marques, que foi uma das professoras responsáveis pela coordenação dos alunos, o empenho de todos eles em apresentar os trabalhos realizados é admirável.
“São temas que focam a sustentabilidade, reciclagem, tanto é que teve um desfile sustentável com as meninas do 9º ano, os meninos do 7º ano trabalharam as ODSs, e todo o material utilizado pelos alunos foi sustentável”, ressaltou a professora.
Desenvolvimento da criatividade
A aluna do 7º ano 2, Ágatha Ramos, 13, apresentou seu projeto que utiliza tecnologia para alertar barqueiros sobre o nível do rio durante as viagens. O projeto foi elaborado com a ajuda de outros seis alunos e tem sua importância, principalmente, em períodos de vazante.
“Esse ano é o meu segundo ano no Scratch day, então estou achando muito legal, é muito bom os projetos que estão acontecendo porque nos ensinam muitas coisas”, disse.
Em outra sala temática, alunos do 4º e 5º ano apresentaram a Literatura de Cordel no ambiente escolar por meio de uma peça teatral que contava características sobre o gênero literário, além de uma adaptação da história da Chapeuzinho Vermelho.
Para a professora de história Mary Florêncio, que também ajudou na organização do evento, o dia foi de celebração.
“Trabalhar com esse tipo de evento é muito gratificante para os nossos estudantes, porque por meio disso eles estão desenvolvendo a criatividade, o raciocínio lógico, a resolução de problemas. Ao construir um jogo dentro de uma plataforma com lógicas de programação, isso enriquece muito o aprendizado dos nossos alunos”, ressaltou a professora.
De acordo com a coordenadora da CDE 2, Silvia Porfírio, o Scratch Day sempre atrai muito a atenção dos alunos por tratar da tecnologia como uma aliada da educação.
“É uma forma muito positiva de levar os conteúdos do dia a dia da sala de aula, juntamente com a tecnologia para a aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou a coordenadora.
TEXTO: Maria Eloá
FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.