O evento de abertura do Ano Letivo ocorreu no dia 01.02, no Centro de Conveções Vasco Vasques e contou com a presença do governador, Wilson Lima, o Secretário de Educação e Qualidade do Ensino, Luiz Castro, e os demais secretários da pasta. O Centro de Mídias realizou a transmissão do evento para todo o Amazonas.
Na ocasião, ocorreu o lançamento do Livro História em Libras, que tem por o objetivo garantir a igualdade de condições aos alunos surdos matriculados na Rede Estadual de Ensino, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc-AM) disponibiliza para os estudantes surdos o e-book de história em formato acessível. O material pode ser baixado gratuitamente em http://bit.ly/livroemlibras.
O material foi realizado em conjunto com o Centro de Mídias de Educação do Amazonas / Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais (Cemeam/GEMCD), a Coordenação de Educação Especial (CEE) e a professora da rede Cristiane Alves, autora do livro. Ela contou que o ensino de História possui um vocabulário próprio (termos históricos) e que o aluno surdo se depara com a necessidade de sinais correspondentes em seu idioma à medida que se apropria desses conceitos.
A iniciativa da professora marca também um pioneirismo da nova gestão no acesso a recursos inclusivos online. “O lançamento desse e-book é um primeiro passo que mostra o quanto temos possibilidades de trabalhar a inclusão dos nossos alunos com formação e informação de qualidade”, comenta o professor Raimundo Barradas, Secretário Executivo Adjunto Pedagógico.
Trabalho conjunto – O processo de pesquisa e produção dos recursos contou com um apoio especial dos alunos. Após a pesquisa, a elaboração dos sinais foi realizada pela autora com apoio dos alunos surdos, que participaram ainda das etapas de produção midiática com a gravação dos vídeos para o e-book. Ao todo, esse processo juntamente com a diagramação, revisão da obra, documentação legal e registro da obra na Biblioteca Nacional durou pouco mais de um ano.
“O sentimento é de gratidão por poder contribuir com a elaboração de um recurso específico pensado para estudantes surdos, mas que também atende estudantes ouvintes, valorizando o protagonismo do professor e dos alunos”, afirmou Sabrina Araújo, Gerente de Mídias e Conteúdos Digitais.