Notícias

18 de Maio - Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de Maio - Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

postado por person Admin   há 5 anos   Educação


A campanha é uma iniciativa da Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais do CEMEAM e tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar e a sociedade em geral sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual, ressaltando a necessidade da denúncia dessa terrível violência que destrói a inocência e perspectivas de futuro para as vítimas submetidas à essas violações.


Na plataforma Saber Mais estão disponibilizados alguns recursos pedagógicos digitais que podem ser trabalhados de forma transversal e interdisciplinar na escola, como vídeos temáticos, slides, posts para redes sociais e um mural interativo para que o público em geral manifeste a sua opinião sobre a temática. http://www.sabermais.am.gov.br


É importante saber que o 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei no 9.970, de 17 de maio de 2000 em decorrência do Caso Araceli Cabrera Sanches Crespo, de 8 anos, que desapareceu da escola em 18 de maio de 1973. Ela foi sequestrada, estuprada, teve o seu corpo dilacerado e foi brutalmente assassinada por jovens de classe média alta em Vitória (ES). Os agressores nunca foram punidos.


No dia 8 de maio de 2017, foi sancionada duas novas legislações relacionadas ao tema: a Lei nº 13.440/2017, que estipula pena obrigatória de perda de bens e valores em razão da prática dos crimes tipificados como prostituição ou exploração sexual; e a Lei nº 13.441/2017, que prevê a infiltração de agentes de polícia na internet com o fim de investigar crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.


É de saber que a justiça não poderá devolver a inocência tirada de uma criança, porém, é de fundamental importância a realização dessa campanha nas escolas para que possamos disseminar, entre as crianças e adolescentes, o autocuidado, a autoproteção e a necessidade de denunciar qualquer indício dessa violência.


Precisamos proteger e cuidar de nossas crianças e adolescentes, afinal, eles são o futuro da nossa sociedade. Denunciar é a melhor forma de combater essa violência.

 

Confira a matéria realizada pela TV Cultura

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.