Acesse as aulas do Ensino Presencial com Mediação Tecnológica para o Ensino Médio
| Aulas | 
|---|
|  Leitura e identificação dos diálogos que se estabelecem entre textos: intertextualidade e interdiscursividade. Percepção da intencionalidade discursiva. Procedimentos de paráfrase, paródia e estilizações. Análise dos diálogos que se estabelecem na relação entre textos e na identificação de posicionamentos assumidos, objetivos e ponto de vista defendido... | 
|  Funcionamento das linguagens na produção de textos multissemióticos. Produzir textos em diferentes linguagens, construindo sentidos e empregando em diversos espaços, momentos e os sujeitos envolvidos. | 
|  Leitura de interpretação de textos orais, escritos e multissemióticos. Identificação e análise dos objetivos dos textos de divulgação científica, privilegiando a norma culta como instrumento de acesso à informação. | 
|  Funcionamento das linguagens na produção de textos multissemióticos. Leitura e produção de textos jornalísticos (notícia), reconhecendo as funções que permeiam o campo midiático. | 
|  Estruturas de textos, relação e diálogos entre textos legais e normativos. Percepção das informações contidas em textos legais e normativos, estabelecendo relações entre os contextos locais, nacionais e universais. | 
|  Diversidade linguística e semiótica nos diferentes contextos. Ler e interpretar textos, identificando as formas linguísticas e valorizando a identidade cultural de um grupo. Ler textos, analisando a diversidade l... | 
|  Revisão e Avaliação - Unidade I Parte 1: Análise dos diálogos que se estabelecem na relação entre textos e na identificação de posicionamentos assumidos, objetivos e ponto de vista... | 
|  Efeitos de sentido na utilização de recursos linguísticos e multissemióticos, na articulação de parágrafos, orações e períodos. Análise dos sentidos de palavras ou expressões na tessitura do texto. Uso de palavras ou expressões. | 
|  Conhecimento dos elementos estruturais e estilísticos dos diferentes gêneros literários em prosa e verso, correlacionando-os com seus respectivos contextos políticos e sociais. Percepção da dimensão política e social dos discursos e ideologias presentes nas obras literárias, identificando características estruturais e estilís... | 
|  Estilos de época nas literaturas (Brasileira e Portuguesa), suas características, influências e seus respectivos contextos históricos. Identificação e assimilação de rupturas e permanências na constituição da literatura brasileira historicamente construída, percebendo as influências d... | 
|  Estilos de época nas literaturas (Brasileira e Portuguesa), suas características, influências e seus respectivos contextos históricos. Identificação e assimilação de rupturas e permanências na constituição da literatura brasileira historicamente construída, percebendo as influências d... | 
|  Estilos de época nas literaturas (Brasileira e Portuguesa), suas características, influências e seus respectivos contextos históricos. Identificação e assimilação de rupturas e permanências na constituição da literatura brasileira historicamente construída, percebendo as influências d... | 
|  Estilos de época nas literaturas (Brasileira e Portuguesa), suas características, influências e seus respectivos contextos históricos. Identificação e assimilação de rupturas e permanências na constituição da literatura brasileira historicamente construída, percebendo as influências d... | 
|  Revisão e Avaliação - Unidade II Parte 1: Análise dos sentidos de palavras ou expressões na tessitura do texto; Uso de palavras ou expressões. Parte 2: Identificação e assimilaç... | 
|  Estilos de época nas literaturas (Brasileira e Portuguesa), suas características, influências e seus respectivos contextos históricos. Identificação e assimilação de rupturas e permanências na constituição da literatura brasileira historicamente construída, percebendo as influências d... | 
|  Produção textual - dissertação argumentativa: coerência, coesão e uso de citações bibliográficas. Textualização e retextualização. Compreensão de textos a partir dos gêneros (resumos, esquemas, sínteses). Leituras e produções de textos dissertativos argumentativos que evidenciem as relações lógicodiscursivas presentes em tais produções, ratificando que... | 
|  Aula Assíncrona - Posicionamentos discursivos, responsáveis em relação às diversas temáticas, visões de mundo, ideologias veiculados nos textos e atos linguísticos (réplica). A sintaxe na produção de textos. Conhecimento gramatical: verbos modais. Posicionamentos discursivos, responsáveis em relação às diversas temáticas, visões de mundo, ideologias veiculados nos textos e atos linguísticos (rép... | 
|  Aula Assíncrona - Posicionamentos discursivos, responsáveis em relação às diversas temáticas, visões de mundo, ideologias veiculados nos textos e atos linguísticos (réplica). A sintaxe na produção de textos. Posicionamentos discursivos, responsáveis em relação às diversas temáticas, visões de mundo, ideologias veiculados nos textos e atos linguísticos (rép... | 
|  Posicionamentos discursivos, responsáveis em relação às diversas temáticas, visões de mundo, ideologias veiculados nos textos e atos linguísticos (réplica). A sintaxe na produção de textos. Posicionamentos discursivos, responsáveis em relação às diversas temáticas, visões de mundo, ideologias veiculados nos textos e atos linguísticos (rép... | 
|  Posicionamentos discursivos, responsáveis em relação às diversas temáticas, visões de mundo, ideologias veiculados nos textos e atos linguísticos (réplica). A sintaxe na produção de textos. Conhecimento gramatical: verbos modais. Posicionamentos discursivos, responsáveis em relação às diversas temáticas, visões de mundo, ideologias veiculados nos textos e atos linguísticos (rép... |