Dia D da BNCC

Centro de Mídias de Educação do Amazonas

Dia D da BNCC

b_600_0_16777215_00_images_123.png

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, através da Secretaria Adjunta Pedagógica, contribuindo com o processo de implementação da BNCC, realizou a mobilização dos profissionais das escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior para conhecimento da Base Nacional Comum Curricular – BNCC - homologada pela resolução CNE/CEB nº 02/22.02/2017. Nesse sentido, institui o dia 16 de março como o “Dia D da BNCC”. O CEMEAM integrando-se a esse movimento, de estudos e discussões sobre a BNCC, realizou estudos e reflexões com os professores ministrantes e professores presenciais na capital e interior.

Apresentou o tópico “10 Competências gerais para a educação básica”, para os professores ministrantes e presenciais através de um conjunto de atividade de reflexões e interações, debates e compartilhamentos de ideias, usando ferramentas de interação no GOOGLE DRIVE e IP_TV. Atenderemos, nesta ação formativa, um total de 878 profissionais que atuam no Ensino com Mediação tecnológica.

A atividade foi relevante para a formação e engajamento dos professores, pois a Base Nacional Comum Curricular define 10 competências gerais para a educação básica; a finalidade da atividade realizada foi contribuir para a reflexão crítica dos profissionais visto que a BNCC tem a como propósito balizar a elaboração dos currículos, da educação infantil e do ensino fundamental, que serão elaborados pelas redes estaduais, municipais e privadas de ensino, a partir da base, e assim garantir os direitos de aprendizagem para todos os estudantes do país.

Ao se promover estudos e reflexões sobre essas competências, no dia D, e ao longo do ano letivo, no âmbito do ensino com mediação tecnológica, habilitamos os professores e pedagogos para atuar nesse novo contexto, mobilizando os conhecimentos e aprofundando saberes, visando, numa escala progressiva, tanto a construção de um currículo específico para o CEMEAM, quanto o engajamento de toda a equipe no grande processo de mobilização nacional para a efetivação de um currículo que promova a cidadania através do acesso à educação básica de qualidade pedagógica e social.

Confira nosso álbum de fotos no Facebook - Clique aqui

Você está aqui: Noticias Dia D da BNCC