Com foco na utilização da tecnologia em sala de aula, servidores públicos da SEDUC recebem certificação internacional do Google

Centro de Mídias de Educação do Amazonas

Com foco na utilização da tecnologia em sala de aula, servidores públicos da SEDUC recebem certificação internacional do Google

b_600_400_16777215_00_images_formadores-google-1-1024x683.jpg

 

Cinco servidores públicos da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) receberam a certificação internacional “Google Educador Nível 1”, que ensina as melhores estratégias para a integração das ferramentas institucionais do Google em sala de aula.

 A iniciativa faz parte do projeto Amazonas + Conectado, ação do Governo do Estado via SEDUC, para fomentar o uso de novas tecnologias no ensino. O projeto soma-se às ações como a disponibilização de notebooks e tablets para uso pedagógico de professores; expansão da conectividade nas escolas da rede estadual; dentre outras providências.

Receberam a certificação o coordenador de Tecnologia do projeto Amazonas + Conectado (Gesin/Deinfra), Reinier Alex de Oliveira Freitas; os assistentes técnicos Edson do Nascimento Neto e Kleitson José Lima Tenório; o professor de formação da Gerência de Sistema de Informação, Lucas Pinto de Oliveira; e a gerente de Mídias e Conteúdos Digitais, Sabrina Emanuelle Araújo.

Os primeiros servidores capacitados se preparam agora para a certificação “Google Educador Nível 2”, que vai além das noções básicas, trazendo estratégias revolucionárias para a integração das ferramentas na sala de aula.

Certificação Internacional

De acordo com o coordenador de Tecnologia do projeto Amazonas + Conectado, Reinier Alex, antes da certificação, um grupo de servidores da SEDUC tiveram a oportunidade de participar de uma capacitação direcionada à aplicação das ferramentas Google Educação e os que mais se destacaram puderam fazer o exame que dá direito à certificação “Google Educador Nível 1”.

“A capacitação foi ministrada por um dos servidores da SEDUC, o professor Tiago Pereira, que já havia recebido a certificação internacional na Califórnia. Aqueles servidores que mais se destacaram na formação e que possuíam domínio técnico e pedagógico foram indicados para fazer um curso online gratuito e preparatório para o exame”, explicou.

Além de melhorar o currículo, a certificação garante que o servidor tenha capacidade de conhecer as funcionalidades e aplicabilidades de uma determinada ferramenta e utilizá-la em seu campo de atuação.

Próximas capacitações

Com a certificação obtida, os profissionais terão conhecimento necessário para multiplicar as informações adquiridas a outros servidores da sede da Secretaria, Coordenadorias Distritais de Educação e das escolas.

Da mesma forma, ao término da formação, os servidores que mais se destacarem serão incentivados a fazerem o curso online e se prepararem para o exame da certificação internacional.

Segundo a SEDUC, as capacitações dos servidores que tiverem interesse, independente do setor em que atuem, acontecerão durante todo ano de 2017.

Experiência

Ainda segundo o coordenador de Tecnologia do projeto Amazonas + Conectado, Reinier Alex, a certificação é algo muito importante, que aprimora o trabalho do servidor. “Essa certificação vem para aprimorar as informações que nós já temos sobre as ferramentas do Google. Por mais técnicas que possam parecer, essas ferramentas possuem finalidades pedagógicas. Nossa ideia é expandir o projeto Amazonas + Conectado e, para isso, precisamos ampliar a força-tarefa para capacitar mais professores”, afirmou Reinier.

Para o professor de formação da Gerência de Sistema de Informação, Lucas Pinto de Oliveira, que atuará especificamente na capacitação de outros servidores, as ferramentas quando aplicadas em sala de aula, tendem a beneficiar alunos e professores, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

“Quando pensamos na utilização dessas ferramentas para o uso pedagógico, o alcance é muito maior, pois os alunos já dominam muitas dessas ferramentas, a maioria só não enxerga as potencialidades que elas possuem para o aprendizado. Nesse sentido, essas ferramentas vão auxiliar o professor em sala de aula, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem como um todo”, destacou o professor.

Amazonas + Conectado

Em Manaus, o projeto Amazonas + Conectado está sendo desenvolvido nas escolas estaduais: Farias Brito, Senador Cunha Melo, Vicente Telles, Melo e Póvoas, Daisaku Ikeda, Marcantônio Villaça 1 e o Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Garcitylzo do Lago e Silva.

Já no interior do Estado, o projeto beneficia estudantes e professores das escolas estaduais Nossa Senhora do Rosário e Professor Gilberto Mestrinho, localizadas no município de Manacapuru e das escolas estaduais Professora Berezith Nascimento da Silva e Sérgio Mendonça de Aquino, no município de Itacoatiara.

Você está aqui: Noticias Com foco na utilização da tecnologia em sala de aula, servidores públicos da SEDUC recebem certificação internacional do Google