Transmissão sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

postado por person Admin   há 6 anos   Educação

A formação será direcionada aos formadores locais da educação infantil e do Programa Novo Mais Educação; coordenadores locais e regionais do PNAIC; coordenadores distritais e regionais de educação da SEDUC; secretários de Educação e assessores pedagógicos; além de formadores da educação infantil das secretarias municipais de educação.

De acordo com a representante da SEDUC e coordenadora estadual do PNAIC, Ana Cláudia Lima, o objetivo da formação é melhorar as competências e habilidades dos estudantes nesses níveis de ensino.

“No clico anterior do PNAIC, eram atendidos apenas professores de 1º ao 3º ano do ensino fundamental, que é a alfabetização. Professores da educação infantil e do Programa Novo Mais educação foram incorporados porque detectou-se que quando o professor do 1º ano recebe esse aluno da educação infantil, o que está se percebendo é que as competências e habilidades que deveriam ser trabalhadas nesse nível de ensino, de repente não está sendo trabalhada”, explicou a coordenadora.

Além de professores da educação infantil, o programa Novo Mais Educação também foi incorporado ao PNAIC.

“O Novo Mais Educação veio fazer parte desse programa porque nas avaliações externas da Prova Brasil, detectou-se que nós temos alunos que já tem que estar no 7º ano, 8º ano, que não tem as suas habilidades e competências desenvolvidas no processo de letramento, ou seja, percebe-se que nas avaliações externas aplicadas, esses alunos não conseguem responder os itens que são básicos”, informou Ana Cláudia.

Livro

Durante o evento, o lançamento do livro “PNAIC AMAZONAS: integração de saberes, conhecimentos e práticas pedagógicas”, elaborado por professores da Ufam, da SEDUC e das Secretarias Municipais.

Segunda Lima, o livro faz um recorte do primeiro ciclo do PNAIC (2013 -2015), com trabalhos e relatos de experiências de professores que fizeram parte do programa.

“Esse livro vai retratar um pouco da história do PNAIC, que vem desenvolvendo desde 2013. Foi o primeiro ciclo do PNAIC, que ocorreu de 2013 a 2015. Nesse processo, a instituição formadora foi a Universidade Federal do Amazonas. No decorrer desse processo, foram construídas várias oficinas, vários ateliês, seminários e o trabalho deles em si na sala de aula, a partir da formação e aplicabilidade da formação em sala de aula. Nesse livro, vão constar artigos, relatos de experiências de professores que produziram esse material”, disse.

Além da abertura das formações do dia 2 de abril, os formadores locais da educação infantil das Secretarias Municipais receberão formações entre os dias 3 e 5 de abril, em polos no interior, de acordo com cronograma da SEDUC.