Notícias

Secretários dos conselhos de Educação do Brasil visitam Centro de Mídias do Amazonas

Secretários dos conselhos de Educação do Brasil visitam Centro de Mídias do Amazonas

postado por person Sabrina Emanuela de Melo Araújo   há 4 anos   SEDUC


“Uma conquista educacional e tecnológica”. Foi com estas palavras que o secretário de Educação do Amazonas, Luiz Castro, recebeu 17 secretários executivos dos conselhos estaduais de Educação do país para uma visita ao Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), nesta quarta-feira (3). O espaço fica localizado na sede da Secretaria de Estado de Educação – Seduc-AM (rua Waldomiro Lustoza, nº 250, Japiim 2).

O encontro fez parte da 39ª reunião plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação (Codise), que aconteceu entre os dias 2 e 3 de julho, em Manaus, e contou com representantes do Maranhão, Amapá, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Rondônia, Amazonas, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pará, Espírito Santo, Mato Grosso, Acre, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

 

De acordo com o titular da Seduc-AM, a reunião entre os secretários tem como objetivo promover uma integração entre os estados e a troca de experiências positivas. “Eles [os secretários] são importantíssimos para a educação brasileira, pois são eles que, de fato, coordenam administrativamente todos os processos educacionais em todos os conselhos de Educação do Brasil, de cursos universitários à educação básica. Com o Codise, podemos compartilhar experiências e construir uma Educação melhor para todo o País”, reforçou Luiz Castro.

Secretária executiva do Conselho de Educação do Amazonas, Hortência Macêdo da Silva destacou a programação intensa da 39ª reunião plenária, realizada na capital amazonense. “Durante esses dias, realizamos uma qualificação com palestras, debates e trocas de experiências, onde tivemos conhecimento de pontos positivos e dificuldades que devem ser vencidas nessa jornada por uma educação de qualidade”, frisou a secretária.

Entre os temas que foram discutidos durante o Codise, Hortência ressaltou a educação domiciliar, educação especial e equiparação de estudos.

Convidadas – A secretária executiva do Conselho de Educação do Rio Grande do Sul, Iula Santana Teixeira, enfatizou a troca de experiências entre os participantes como sendo um dos pontos primordiais do Codise. “Nós trabalhamos com a produção e a regulamentação do sistema de educação dos nossos Estados, então, a troca de informações é bastante válida, pois colocamos nosso olhar sobre os temas que debatemos. Desta forma, temos a oportunidade de ter uma visão e um pensamento nacional da educação”.

Representante do Espírito Santo, Marcela Fardin Andrade definiu o encontro como “sucinto e concreto”. “Essa troca de experiências é algo muito efetivo. Aqui, percebo que temos algo mais concreto, que dará subsídio para que possamos fazer uma boa resolução da educação brasileira e, desta forma, contribuir para o Conselho”, finalizou.

 

Texto: SEDUC-AM

Fotos: Cleudilon Passarinho

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.