Notícias

Cemeam é apresentado como referência de ensino mediado durante encontro formativo em Goiás

Cemeam é apresentado como referência de ensino mediado durante encontro formativo em Goiás

postado por person Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais   há 1 mês   Geral


As atividades formativas do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, foram apresentadas em um painel pedagógico durante o “3º Encontro de Formação Continuada para Profissionais do Ensino Mediado GoiásTec 2024”. O Cemeam é referência para o centro de mídias implantado pela secretaria de Educação de Goiás.

 

Duas professoras da rede participam do encontro que encerra no próximo dia 8 de março, em Caldas Novas (GO). Durante o painel, Ryanne Emim e Joyce Martins compartilharam as experiências do Cemeam, pioneiro no modelo de Ensino Mediado no país, em 2007, e que desde então tem inspirado outros centros pelo Brasil.

 

O GoiásTec reúne, presencialmente, seus profissionais docentes para alinhamento de estratégias educacionais. Nesse cenário, o Cemeam apresentou parte dos seus processos didáticos e pedagógicos de rotina, bem como detalhes da estrutura de funcionamento do órgão. 

 

“Expusemos desde o nosso planejamento, até a produção, transmissão,  pós-transmissão e como nossos pedagogos acompanham as turmas de Ensino Mediado”, destacou a professora de Língua Portuguesa e que atua no Cemeam, Joyce Martins.

 

Para a coordenadora pedagógica do GoiásTec, Daniela Mesquita, o Cemeam é a principal referência para o centro de mídias de Goiás. 

 

“O Cemeam é o pai do Ensino Mediado, onde a ideia brota. E não só para Goiás, essa é uma visão nacional. Podemos ver isso nas palestras sobre o tema. É uma referência, objeto de estudo. A parte pedagógica do Cemeam é muito próxima da que queremos aplicar aqui”, ressaltou Daniela Mesquita. 

 

Daniela Mesquita – coordenadora pedagógica do GoiásTec – Foto Divulgação/

Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Atualmente, o Cemeam alcança 60 municípios no Amazonas, com mais de 1,9 mil turmas ativas, que atendem 18 mil estudantes da rede estadual matriculados no Ensino Mediado, em 2024. 

 

Histórico do Cemeam 

 

Implantado em 2007, o Cemeam é fruto de investimento do Governo do Amazonas, que promove ensino presencial mediado por tecnologias para o Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede estadual de ensino 

 

Ao longo dos 17 anos do centro, mais de 350 mil alunos foram beneficiados pelo ensino mediado por tecnologias. Durante a pandemia da Covid-19, o Cemeam exportou, por meio de Termos de Cooperação Técnica, suas aulas para 11 estados brasileiros e o Distrito Federal, beneficiando mais de 10 milhões estudantes do país.  

 

“Nosso propósito de existência é atender ao direito do estudante a ter acesso à educação, nas comunidades mais distantes. A educação precisa ser adaptada para refletir a forma de vida dos seus habitantes e essa é  forma da nossa identidade cultural no Cemeam”, ressaltou a assessora pedagógica do Centro de Mídias, Ryanne Emim. 

 

TEXTO: Luiggi Bacelar

 

FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Estado da Educação de Goiás

 

Contato para Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto: Gisa Prazeres (92 98124-2626) e Mônica Figueiredo (92 98100-8787)

 

Compartilhe

Comentários

Sua participação é muito importante.