SEDUC leva o Centro de Mídias para a Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da Ufam

Centro de Mídias de Educação do Amazonas

SEDUC leva o Centro de Mídias para a Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da Ufam

b_600_0_16777215_00_images_IMG_6784-1024x683.jpg

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) participa ativamente da 1ª Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que teve abertura nesta quarta-feira, dia 25, no Centro de Convivência da instituição. Este ano o tema do evento é Matemática está em tudo: Integrar para construir. A atividade na Ufam segue até as 20h com vários workshops.

A secretária Executiva Adjunta Pedagógica, Luciana Lima de Brito Cáuper, representou a SEDUC na cerimônia de abertura e na mesa redonda, Educação na Amazônia e desafios éticos, estéticos e políticos, com a professora Drª Regina Assis e o professor Dr Walmir Thomazi Cardoso.

A diretora do Centro de Mídias de educação do Amazonas (Cemeam), Kátia Regina Menezes Mendes, 46, ressaltou a importância da tecnologia no ensino aprendizagem e também a participação da Secretaria de Educação na feira. “A SEDUC foi solicitada a participar e a parceria começou, não somente com a transmissão, mas o Cemeam vai estar com um stand aqui, montado para mostrar como nós desenvolvemos as vídeo-aulas nos estúdios na secretaria. No que diz respeito ao aumento do conhecimento, a integração dos alunos dando a oportunidade deles conhecerem tudo que é desenvolvido com a ajuda da tecnologia e das ciências exatas, e absorverem mais conhecimentos lá na outra ponta por meio da tecnologia”, destacou a diretora do Cemeam.

O professor Dr Juarez Bento da Silva destacou sua percepção sobre a realidade encontrada nos ambientes escolares e acredita que não são compatíveis com as expectativas, principalmente dos jovens que têm dispositivos móveis e estão conectados com a Internet. Ele afirma que as salas de aula estão defasadas no modelo napoleônico, enfileirados com pouca interação e colaboração, e alerta para a necessidade da integração de todos os níveis educacionais disponibilizando meios tecnológicos. “São eventos muito importantes porque são interdisciplinares, isso é fundamental hoje, os nossos modelos de ensino para levar aos nossos alunos e professores com várias áreas interagindo em prol da ciência isso é fundamental”, acredita Juarez. O professor irá ministrar a oficina: Laboratórios remotos na educação, que acontece amanhã. A feira vai até a próxima sexta-feira, dia 27 de outubro.

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, 46, falou que receber alunos e profissionais na Ufam e um dos objetivos da feira. “Esse é um encontro muito importante para nós da Ufam, que está dentro da semana nacional da ciência e tecnologia, realizada em outras universidades, inclusive a nossa. Buscamos integrar com a arte, matemática, tecnologia porque todas as ciências são conectadas e essa é a oportunidade que temos de mostrar isso para a sociedade”, disse o Reitor.

Você está aqui: Noticias SEDUC leva o Centro de Mídias para a Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da Ufam