Ministro da Educação, Cid Gomes, conhece e elogia projeto Centro de Mídias da Seduc que leva o ensino a comunidades rurais do Amazonas

Ministro da Educação, Cid Gomes, conhece e elogia projeto Centro de Mídias da Seduc que leva o ensino a comunidades rurais do Amazonas

Interação do Ministro da Educação com os ProfessoresAo participar de um evento educacional promovido pela Universidade norte-americana de Yale e pelo Instituto Lemann na cidade de Haven, no Estado de Connecticut (Estados Unidos), o ministro da Educação, Cid Gomes, na noite da última sexta-feira (7) conheceu, de forma prática, o funcionamento do Centro de Mídias de Educação do Amazonas.

Desenvolvido pelo Governo do Amazonas e administrado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o Centro de Mídias oportuniza a mais de 40 mil alunos de três mil comunidades rurais do Estado o acesso ao ensino a partir da transmissão de aulas diárias, via-satélite, e com interação em tempo real.

Após acompanhar explanação acerca do estrutura do projeto, sua logística de funcionamento, impacto social e abrangência no Amazonas, o ministro Cid Gomes fez questão de participar, por intermédio de um link, de uma aula que estava sendo transmitida para turmas do interior do Estado.

Na oportunidade, o ministro da Educação \ conversou com professores que ministram aulas no projeto amazonense.

Durante a atividade, o ministro Cid Gomes falou sobre projetos do Governo Federal para favorecer o acesso ao ensino de qualidade e elogiou a iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Seduc, que faz uso de novas tecnologias para assegurar a educação escolar para centenas de estudantes.

Esta foi a segunda vez que um titular do Ministério da Educação conheceu na prática o funcionamento do Centro de Mídias de Educação do Amazonas. Até então, somente na ocasião de lançamento do projeto (em 2007) o representante máximo do MEC havia conhecido na prática o projeto.

Na noite da última sexta-feira (6) o contato do ministro com o projeto e a interação com seus professores foi intermediada pelo secretário de Estado de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva. “Foi um momento de grande importância e que pode ser um passo decisivo para firmamos parcerias visando ampliar o projeto regional para um maior número de alunos e comunidades rurais do Amazonas”, citou Rossieli Soares.

Centro de Mídias

Localizado no bairro do Japiim (zona centro-sul de Manaus) em prédio anexo à Seduc, o Centro de Mídias é equipado com seis estúdios de TV de onde uma equipe de professores (especialistas, mestres e doutores) ministra as aulas que são transmitidas via satélite e acompanhadas por comunidades rurais amazonenses.

Para que os estudantes tenham acesso às aulas ministradas a partir do Centro de Mídias, o Governo do Estado contratou serviço especializado de comunicação via satélite em zonas rurais do Amazonas.

Nas comunidades rurais atendidas, cada uma das salas de aula é equipada com kits tecnológicos que abrangem: Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD, dentre outros itens. A tecnologia permite que professores e alunos interajam como se ambos estivessem no mesmo espaço físico

Nas comunidades rurais, os alunos assistem (via TV), diariamente,  às aulas ministradas pelos professores dos estúdios e também são acompanhados, nas salas de aulas, por professores previamente capacitados para o projeto.

A estrutura curricular tem como norteadores os princípios da contextualização e da interdisciplinaridade, que tornam possível vincular a educação ao mundo do trabalho e à prática social.

Expansão

Para levar a educação básica para um número cada vez maior de comunidades rurais do Amazonas, o Governo do Estado, por meio da Seduc, ampliou neste ano de 2015 a estrutura do Centro de Mídias.

Com aulas iniciadas no último dia 23 de fevereiro, o programa passa a atender a 40 mil estudantes de aproximadamente três mil comunidades rurais do Estado. A ampliação do Centro Mídias contou com a construção de mais um estúdio (somando sete no total). Em 2015 o projeto atende a alunos do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (6 ao 9º ano).

Outra novidade para projetada pelo Governo do Estado é o aprimoramento do projeto com a possibilidade de acesso por meio de recursos móveis tais como celulares e tablets. Brevemente tal recurso estará disponível para alunos e professores, ampliando a possibilidade de atendimento.

 

Você está aqui: Notícias Ministro da Educação, Cid Gomes, conhece e elogia projeto Centro de Mídias da Seduc que leva o ensino a comunidades rurais do Amazonas