Centro de Mídias da Seduc inicia processo para certificação ISO 9001

Centro de Mídias da Seduc inicia processo para certificação ISO 9001

Reunião no Centro de Mídias da SeducAlém das 20 escolas da capital e mais cinco do interior do Amazonas que foram escolhidas para receberem a certificação ISO 9001, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou neste mês o processo de consultoria para a certificação do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e da Coordenadoria Distrital de Educação 07 (CDE 07).

Criada pela International Organization for Standardization (ISO) na década de 1980, a ISO 9001 consiste em uma série de normas sobre a gestão pela qualidade, para mensurar e padronizar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população.

Para coordenar os processos de certificação, a Seduc criou o Comitê Estratégico do Programa de Desenvolvimento na Escola, que é gerenciado pelo Departamento de Gestão Escolar (Degesc). Fazem parte do comitê a diretora do Degesc, Kátia Regina Menezes, o coordenador de qualidade e técnico-administrativo, Jefferson Fernando e as professoras Cláudia Lima e Mônica Cabo Verde.

Segundo o diretor do Cemeam, José Augusto Melo Neto, a certificação ISO 9001 trará melhor qualidade no atendimento aos alunos e na capacitação dos professores. “Como referência nacional em educação, esta certificação deverá melhorar a qualidade e a forma como executamos o trabalho no setor administrativo, na área pedagógica, na transmissão das aulas via satélite, no conteúdo das aulas e na capacitação dos professores que fazem parte do projeto”, disse Melo.

De acordo com o coordenador de qualidade da Seduc, Jefferson Fernando, a implantação do sistema de gestão de qualidade trará avanços para a educação no Amazonas

De acordo com o coordenador de qualidade da Seduc, Jefferson Fernando, a implantação do sistema de gestão de qualidade trará avanços para a educação no Amazonas

Dois representantes de uma empresa de consultoria do Espírito Santo estão dando suporte para a coordenação geral, acadêmica, pedagógica, serviços técnicos e coordenação de projetos e parcerias do Centro de Mídias, da CDE 07 e das demais escolas que estão no processo de certificação para obtenção da ISO 9001. Os consultores avaliarão esses itens e farão um escopo para que as instituições se enquadrem nas normas da ISO.

De acordo com o coordenador de qualidade da Seduc, Jefferson Fernando, a implantação do sistema de gestão de qualidade trará avanços para a educação no Amazonas. “A empresa de consultoria que ajudará as instituições a adotarem os procedimentos necessários para a conquista da certificação proporcionará excelência nos serviços e na gestão, por meio das auditorias internas e externas”, destacou Jefferson.

Pioneiras

O processo de certificação das escolas da Seduc iniciou em 2009 com uma ação conjunta entre o Governo do Estado e a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), teve como objetivo realizar a certificação ISO 9001 em alguns órgãos do Estado. A Seduc foi contemplada para fazer a certificação de duas unidades, as escolas Roxana Pereira Bonessi e Sólon de Lucena, que passam por auditorias internas e externas a cada seis meses para garantir a gestão de qualidade. Este ano essas escolas passarão por uma nova auditoria para recertificação, visto que sua validade é de três anos.

A sede da coordenadoria Distrital de Educação 7, no bairro Terra Nova II

A sede da coordenadoria Distrital de Educação 7, no bairro Terra Nova II

Escolas da Seduc em processo de certificação

Capital: Escolas Estaduais: Diana Pinheiro, Senador João Bosco Ramos de Lima, Ruy Alencar, Fueth Paulo Mourão, Haydée Cabral Lyra, Augusto Carneiro dos Santos, Olavo Bilac, Drª Zilda Arns Neumann, Profª Lenina Ferraro, Ana Lúcia de M. Costa e Silva, Samuel Benchimol, Barão do Rio Branco, Antogildo Pascoal Viana, Princesa Isabel, Flávio da Costa Brito, Ayrton Senna da Silva, Dom Jackson Damasceno Rodrigues, escola estadual de Tempo Integral Helena Araújo e os Cetis Zilda Arns Neumann e João dos Santos Braga.

Interior: Escolas Estaduais: Carlos Pinho (Manacapuru), Suzana de J. Azevedo (Parintins), Eduardo Ribeiro (Tefé), Mendonça Furtado (Itacoatiara), Pedro Teixeira (Tabatinga).

Você está aqui: Notícias Centro de Mídias da Seduc inicia processo para certificação ISO 9001