Versão em português

Sobre o Centro de Mídias

O Centro de Mídias de Educação do Amazonas é uma iniciativa do Governo
do Estado do Amazonaspara ampliar e diversificar o atendimento aos
alunos da rede pública de ensino do Estado do Amazonas, oferecendo uma
educação inovadora e de qualidade, por meio das tecnologias da
informação e comunicação, com ênfase ninteratividade
O Centro de Mídias de Educação do Amazonas é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas para ampliar e diversificar o atendimento aos alunos da rede pública de ensino do Estado do Amazonas, oferecendo uma educação inovadora e de qualidade, por meio das tecnologias da informação e comunicação, com ênfase na interatividade.
 
Centro de Mdias.png
 
 
Um Breve Histórico
 
Desde 2004, a Secretaria de Educação do Amazonas - SEDUC/AM - vinha realizando levantamento de demanda escolar nos 62 municípios amazonenses e assim pode constatar que milhares de amazonenses, residentes nas comunidades rurais, estudavam até a 9ª série do Ensino Fundamental e não davam seqüência aos seus estudos. Isso acontecia porque a escola tradicional não chegava até esses alunos. Como as escolas que oferecem ensino médio são localizadas, em geral, nas sedes municipais, havia muitas comunidades que estavam excluídas pela dificuldade de acesso às zonas urbanas. As características geográficas, a topografia peculiar das diferentes localidades, os meios de transporte disponíveis aos moradores das comunidades com população rarefeita e o fornecimento irregular da energia elétrica eram obstáculos a serem vencidos.
  
Além disso, há o caso da falta profissionais habilitados em quantidade suficiente para atender o crescimento da oferta educacional. A Unesco vem alertando para a falta de professores em nível mundial. Essa realidade se agrava nas regiões de difícil acesso do nosso país, como é caso do Estado do Amazonas, que tem 18,45% do território nacional e uma logística diferenciada.

A solução encontrada pela SEDUC/AM, no entanto, para atender essa demanda reprimida histórica de alunos foi unir a tecnologia de transmissão por satélite, a videoconferência multiponto como ferramenta pedagógica e metodologia presencial com mediação tecnológica de forma inédita no mundo. Para isso, o Estado do Amazonas implementou o Ensino Médio via Satélite e criou o Centro de Mídias em 2007, ampliando e diversificando o atendimento escolar utilizando a melhor solução tecnológica disponível, em larga escala, no sistema público e para a Educação Básica.

A Infra-estrutura técnica e os primeiros resultados

A infra-estrutura técnica montada para atender o Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica, portanto, logo deu lugar ao Centro de Mídias de Educação do Amazonas, ampliando as possibilidades de atendimento da sociedade amazonense, na capital e no Interior do Estado.

Uma Central de Produção Educativa para TV transmite diariamente aulas ao vivo, por meio de uma TV interativa por IP, conectada a uma rede satelital por meio de VSATs bidirecionais, o que permite a interatividade entre as salas de aula. Para isso, cada sala recebeu, além da antena, um kit tecnológico, que inclui computador, impressora, webcam, microfone, telefone ip, impressora, no break e um televisor LCD de 42”. O acesso à Internet, disponível em todas as salas, complementa a Plataforma Tecnológica com modernos serviços de comunicação.

O curso tem a mesma carga horária do ensino regular e 200 dias de aula por ano. A diferença está na mediação tecnológica e na preparação das aulas, resultado de um projeto educacional diferenciado.
 
Você está aqui: Institucional Histórico Versão em português